SOUZA, Elaine De Jesus et al.. . Anais XII CONAGES... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/18757>. Acesso em: 19/11/2024 05:55
As representações sociais acerca da diversidade sexual e homofobia podem ser utilizadas para desestabilizar realidades sociais, sobretudo educacionais, que envolvem uma multiplicidade de indivíduos e grupos, como os/as educadores/as, com crenças, opiniões, saberes e práticas que podem ser (re)construídos através da análise das representações. Nesse sentido, este estudo qualitativo teve como principal objetivo: Descrever e analisar os principais conteúdos das representações sociais de docentes acerca da diversidade sexual e da homofobia na escola. Para tanto, empregamos o método de análise de conteúdo categorial temática e realizamos entrevistas e questionários semiestruturados com sete docentes do ensino fundamental 2. Os resultados obtidos evidenciaram representações reducionistas, normativas e ambíguas acerca da diversidade sexual e da homofobia, o que serve para ressaltar que as representações sociais são fluidas e carregadas de contradições. Os/as educadores/as expressaram, de modo sutil ou manifesto, pré-conceitos acerca das identidades sexuais e de gênero que destoam do padrão heteronormativo. Contudo, as (in)formações e os conhecimentos acerca das temáticas diversidade sexual, sexualidade e gênero contribuem com a familiarização das diferenças e em consequência possibilitam a reconstrução das representações sociais, o que pode incluir mudanças nas concepções, saberes e práticas em favor das diversidades e contra a homofobia e toda forma de violência.