O presente artigo tem por objetivo abordar a questão de gênero e empoderamento de mulheres negras na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos, numa perspectiva de compreender quais as implicações dessas abordagens na educação. Este estudo foi motivado ao perceber que ao longo dos séculos as mulheres negras foram marginalizadas em diferentes instituições sociais, vítimas de preconceito e discriminação refletidos nas marcas da violência ao corpo, cultura e identidade, que resultaram em uma exclusão e invisibilidade apagando da história lideranças, memórias e presenças negra ao colocá-las à margem de acontecimentos importantes. Logo, analisar os espaços ocupados por mulheres negras na educação consiste em resgatar sua memória nesses espaços. Dessa forma, busca-se fazer um recorte histórico sobre a presença da mulher negra na educação, relacionando-a ao ensino de jovens e adultos com o intuito de problematizar sobre as questões étnico racial. Para tanto, utilizou-se do caminho bibliográfico como aporte medotológico, adotando na abordagem o método hipotético-dedutivo, que segundo Lakatos e Marconi (2012) refere-se a percepção de um problema acerca do conhecimento, formulando hipóteses e pelo dedutivo testando a previsão englobada pelas hipóteses. O resultado da pesquisa nos levou a perceber que há uma necessidade de reconhecimento da identidade da mulher negra, sendo a educação um espaço propício a esse resgate, e com ele, fortalecer o empoderamento das mulheres negras através da educação.