Artigo Anais XII CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

TEORIA QUEER VAI À ESCOLA: (COMO) ESTAMOS LIDANDO COM ESSA PRESENÇA?

Palavra-chaves: ESCOLA, GÊNEROS, SEXUALIDADES, REPORTAGENS Comunicação Oral (CO) Gênero, Sexualidades e Educação
"2016-06-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 18711
    "edicao_id" => 42
    "trabalho_id" => 177
    "inscrito_id" => 1458
    "titulo" => "TEORIA QUEER VAI À ESCOLA: (COMO) ESTAMOS LIDANDO COM ESSA PRESENÇA?"
    "resumo" => "As discussões em torno das relações de gêneros e sexualidades estão ganhando cada vez mais espaço em nossa sociedade, por refletir as ações que estão relacionadas à mesma e inseridas nas instituições que formam cidadãos – a partir de discursos e ações estratégicas. Diante disso, o presente trabalho objetiva, a partir da Análise de Conteúdo de duas reportagens – “Pais denunciam escola por proibir criança transgênero de usar banheiro das meninas” e “Arthur, transexual de 13 anos: ‘Acham que só quero chamar atenção’” – discutir de que modo a escola, enquanto espaço de construção de discursos e subjetividades, tem atuado diante de sujeitos que se reconhecem e se identificam a partir de vivências que fogem aos padrões estabelecidos hegemonicamente. Teoricamente, a discussão está embasada nos pressupostos teóricos de Louro (1997/2002), Ribeiro e Costa (2004), Kennedy (2010), Patto (1996), além de alguns Documentos Oficiais que regulamentam a educação no Brasil. A partir de tais análises, inferimos a necessidade (e urgência) de abrir espaço para a reflexão da escola enquanto instituição produtora de discursos e, mais do que isso, de olhares e de subjetividades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Educação"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, GÊNEROS, SEXUALIDADES, REPORTAGENS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV053_MD1_SA2_ID1458_01052016170647.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:04"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:15:16"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILLA DE MELO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILLA MELO"
    "autor_email" => "camillameloslv@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xii-conages"
    "edicao_nome" => "Anais XII CONAGES"
    "edicao_evento" => "XII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d91ff53faf_19022020165231.png"
    "edicao_capa" => "5f1840b2f13c7_22072020103546.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 18711
    "edicao_id" => 42
    "trabalho_id" => 177
    "inscrito_id" => 1458
    "titulo" => "TEORIA QUEER VAI À ESCOLA: (COMO) ESTAMOS LIDANDO COM ESSA PRESENÇA?"
    "resumo" => "As discussões em torno das relações de gêneros e sexualidades estão ganhando cada vez mais espaço em nossa sociedade, por refletir as ações que estão relacionadas à mesma e inseridas nas instituições que formam cidadãos – a partir de discursos e ações estratégicas. Diante disso, o presente trabalho objetiva, a partir da Análise de Conteúdo de duas reportagens – “Pais denunciam escola por proibir criança transgênero de usar banheiro das meninas” e “Arthur, transexual de 13 anos: ‘Acham que só quero chamar atenção’” – discutir de que modo a escola, enquanto espaço de construção de discursos e subjetividades, tem atuado diante de sujeitos que se reconhecem e se identificam a partir de vivências que fogem aos padrões estabelecidos hegemonicamente. Teoricamente, a discussão está embasada nos pressupostos teóricos de Louro (1997/2002), Ribeiro e Costa (2004), Kennedy (2010), Patto (1996), além de alguns Documentos Oficiais que regulamentam a educação no Brasil. A partir de tais análises, inferimos a necessidade (e urgência) de abrir espaço para a reflexão da escola enquanto instituição produtora de discursos e, mais do que isso, de olhares e de subjetividades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Educação"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, GÊNEROS, SEXUALIDADES, REPORTAGENS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV053_MD1_SA2_ID1458_01052016170647.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:04"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:15:16"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILLA DE MELO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILLA MELO"
    "autor_email" => "camillameloslv@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xii-conages"
    "edicao_nome" => "Anais XII CONAGES"
    "edicao_evento" => "XII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d91ff53faf_19022020165231.png"
    "edicao_capa" => "5f1840b2f13c7_22072020103546.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de junho de 2016

Resumo

As discussões em torno das relações de gêneros e sexualidades estão ganhando cada vez mais espaço em nossa sociedade, por refletir as ações que estão relacionadas à mesma e inseridas nas instituições que formam cidadãos – a partir de discursos e ações estratégicas. Diante disso, o presente trabalho objetiva, a partir da Análise de Conteúdo de duas reportagens – “Pais denunciam escola por proibir criança transgênero de usar banheiro das meninas” e “Arthur, transexual de 13 anos: ‘Acham que só quero chamar atenção’” – discutir de que modo a escola, enquanto espaço de construção de discursos e subjetividades, tem atuado diante de sujeitos que se reconhecem e se identificam a partir de vivências que fogem aos padrões estabelecidos hegemonicamente. Teoricamente, a discussão está embasada nos pressupostos teóricos de Louro (1997/2002), Ribeiro e Costa (2004), Kennedy (2010), Patto (1996), além de alguns Documentos Oficiais que regulamentam a educação no Brasil. A partir de tais análises, inferimos a necessidade (e urgência) de abrir espaço para a reflexão da escola enquanto instituição produtora de discursos e, mais do que isso, de olhares e de subjetividades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.