A relevância da abordagem das questões de gênero na escola se configura a partir da necessidade de que crianças e jovens sejam suscitados a refletir sobre os estereótipos, isto é, os papéis sociais atribuídos a cada gênero não somente no meio escolar, como também no cotidiano. Nesta perspectiva, as práticas de leitura com base em textos sobre essa temática contribuem para essa reflexão, uma vez que assumamos a concepção dialógica da linguagem segundo a qual o homem sempre estará envolvido pelas relações que o ligam ao outro. Essa visão favorece a busca por práticas alternativas que possam estimular e contribuir para a formação de leitores críticos capazes de perceber as questões ideológicas que subjazem aos textos trabalhados na escola. Este trabalho apresenta o relato de uma vivência de leitura do conto “Entre a espada e a rosa”, de Marina Colasanti, que utilizou o PAG - Pensar Alto em Grupo - como instrumento pedagógico utilizado para vivenciar a prática social da leitura, a partir do viés interacionista, numa abordagem de temas transversais em eventos de letramento. O recorte aqui apresentado faz parte de uma atividade realizada com alunos do 9º ano da escola Dom Antônio Campelo, na cidade de Petrolina, Pernambuco.