Através da análise do musical Vingança, de Anna Toledo, baseado nas músicas autorais de Lupicínio Rodrigues, serão levantadas questões, neste subprojeto, relacionadas ao modo de construção e apresentação de tal peça, por seu modo inovador ao ser publicada em livro, no qual se disponibilizam partituras, além do próprio CD, que contém as músicas cantadas pelos próprios intérpretes da peça. Utilizando da análise e discussão sobre o musical, podemos chegar à possíveis conclusões sobre questionamentos tais quais: a importância da sonoridade para o entendimento de uma peça como essa, em que apenas a leitura dos texto não nos dá o sentido pleno de entendimento da obra, portanto, nos levando à reflexão da importância do lançamento do CD como complemento da obra dramatúrgica musical; as diferenças entre a análise da dramaturgia tradicional em detrimento da dramaturgia cantada, Há, ainda, uma discussão em torno dos métodos de pesquisa aos quais podemos aderir, por exemplo, as possibilidades de estudo das relações intermidiáticas que podem ser entendidas em meio ao teatro musicado e, mais especificamente, no referido musical. Essas reflexões são o que nos levam à procura do entendimento e discussão dos modelos genéricos do musical brasileiro para amplo debate sobre o tema.