A homofobia é o preconceito com a homossexualidade e pessoas homossexuais, e por extensão, acaba engloba pessoas que não se enquadram nos padrões de gêneros e orientação afetivo-sexual. O preconceito relacionado à homofobia se mostra como mais intensidade nas escolas que os outros tipos de discriminação. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é investigar e discutir como os jovens da Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos, Cuité (PB) percebem os preconceitos de gêneros e orientação sexual na comunidade e na escola. Nesta primeira etapa da investigação foram aplicados questionários que avaliavam a percepção, o interesse e o conhecimento dos estudantes em relação aos temas: preconceito, homofobia, gêneros e sexualidades. A turma pesquisada nesta etapa não havia passado por nenhum tipo de formação na temática. Os resultados, contudo, mostram um cenário animador: raras manifestações homofóbicas; algum desconhecimento sobre relação a gêneros e sexualidades; defesa dos direitos humanos e interesse em ampliar a discussão sobre a temática. Desta maneira, devem ser promovidas discussões sobre gêneros e sexualidades na escola para que se acabe com o preconceito homofóbico e que os estudantes também sejam disseminadores de uma transformação na sociedade, levando assim tais discussões para seus círculos de amizade e suas famílias contribuindo para um mundo para justo e igualitário para todos os seres humanos.