PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE PALAVRAS CRUZADAS NO ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO NACIONAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18181 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 635 "inscrito_id" => 427 "titulo" => "PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE PALAVRAS CRUZADAS NO ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO NACIONAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "As denominadas Palavras cruzadas, cruzadinhas ou apenas cruzadas é um jogo que tem objetivo de adivinhar palavras que se cruzam em sentido vertical e horizontal baseando-se em dicas escritas e por associação com as letras de palavras já preenchidas. Pelo fato de se tratar de um jogo que estimula a curiosidade, a criatividade, o raciocínio e por possibilitar exercitar e ampliar o vocabulário de forma desafiadora, as palavras cruzadas estão cada vez mais sendo utilizadas como ferramentas didáticas. Dessa forma considera-se que essa ferramenta pode ser útil e relevante no processo de ensino-aprendizagem uma vez que a mesma pode ser utilizada tanto como recurso didático lúdico, bem como um método de avaliação da aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento de como o tema “palavras cruzadas” vem sendo publicado nas revistas e encontros científicos da área de ensino de química no Brasil. Trata-se de uma revisão bibliográfica, também denominada estado da arte. A partir da análise dos trabalhos publicados, constatou-se que o tema palavras cruzadas vem sendo pouco publicado nas revistas científicas e nos anais dos eventos científicos no Brasil. No entanto, os resultados revelam que pouco vem sendo produzidos trabalhos que abordem a utilização de palavras cruzadas no ensino de Química. Contudo, os quatro trabalhos analisados mostraram resultados positivos quanto à potencialização desta ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, seja como recurso didático de ensino ou de avaliação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Química" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, PALAVRAS CRUZADAS, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA87_ID427_17052016233131.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANE GOMES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LIDIANE" "autor_email" => "lidiane.gomes1@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18181 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 635 "inscrito_id" => 427 "titulo" => "PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE PALAVRAS CRUZADAS NO ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO NACIONAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "As denominadas Palavras cruzadas, cruzadinhas ou apenas cruzadas é um jogo que tem objetivo de adivinhar palavras que se cruzam em sentido vertical e horizontal baseando-se em dicas escritas e por associação com as letras de palavras já preenchidas. Pelo fato de se tratar de um jogo que estimula a curiosidade, a criatividade, o raciocínio e por possibilitar exercitar e ampliar o vocabulário de forma desafiadora, as palavras cruzadas estão cada vez mais sendo utilizadas como ferramentas didáticas. Dessa forma considera-se que essa ferramenta pode ser útil e relevante no processo de ensino-aprendizagem uma vez que a mesma pode ser utilizada tanto como recurso didático lúdico, bem como um método de avaliação da aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento de como o tema “palavras cruzadas” vem sendo publicado nas revistas e encontros científicos da área de ensino de química no Brasil. Trata-se de uma revisão bibliográfica, também denominada estado da arte. A partir da análise dos trabalhos publicados, constatou-se que o tema palavras cruzadas vem sendo pouco publicado nas revistas científicas e nos anais dos eventos científicos no Brasil. No entanto, os resultados revelam que pouco vem sendo produzidos trabalhos que abordem a utilização de palavras cruzadas no ensino de Química. Contudo, os quatro trabalhos analisados mostraram resultados positivos quanto à potencialização desta ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, seja como recurso didático de ensino ou de avaliação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Química" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, PALAVRAS CRUZADAS, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA87_ID427_17052016233131.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANE GOMES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LIDIANE" "autor_email" => "lidiane.gomes1@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }