USO RACIONAL DA ÁGUA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO NO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18260 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 281 "inscrito_id" => 1409 "titulo" => "USO RACIONAL DA ÁGUA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO NO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB" "resumo" => "Atualmente, as questões hídricas têm sido muito abordadas pela população e pelos meios de comunicação. A crise hídrica é consequência principalmente do uso irracional da água e não apenas de fatores climáticos e geográficos. A grande exploração dos recursos naturais bem como o grande consumo de água está cada vez mais elevada, fazendo com que esse recurso natural se torne gradativamente escasso, necessitando de intervenções; uma ferramenta para tentar reverter esse quadro é inserção da educação ambiental nos âmbitos escolares. A educação ambiental promove a compreensão da importância de preservar os recursos naturais. O uso dessa ferramenta em escolas é uma forma poderosa para estimular os educandos no processo de preservação ambiental. O presente trabalho utiliza da educação ambiental para estimular os receptores a preservarem a água potável, demonstrando dicas de como economizar este bem natural. Como procedimento metodológico, partiu-se do método indutivo utilizando-se de procedimentos compatíveis com as estratégias da educação ambiental, tal qual a ministração de palestra educativa apresentando técnicas de economia e reutilização da água. Seguido de aplicação de questionários quanto aos hábitos de racionamento de água que os participantes possuem. Como resultado verificou-se a contribuição com um processo reflexivo sobre a crise hídrica e disseminação do uso racional a partir de técnicas de economia de água. Desta forma, o trabalho buscou orientar as pessoas a partir da comunidade escolar; ajudando assim, numa reflexão racional quanto ao uso de água." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Engenharia Sanitária e Ambiental" "palavra_chave" => "ÁGUA, ESCASSEZ, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA85_ID1409_06052016172624.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO RICARDO DANTAS" "autor_nome_curto" => "PAULO RICARDO" "autor_email" => "paulord12@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18260 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 281 "inscrito_id" => 1409 "titulo" => "USO RACIONAL DA ÁGUA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO NO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB" "resumo" => "Atualmente, as questões hídricas têm sido muito abordadas pela população e pelos meios de comunicação. A crise hídrica é consequência principalmente do uso irracional da água e não apenas de fatores climáticos e geográficos. A grande exploração dos recursos naturais bem como o grande consumo de água está cada vez mais elevada, fazendo com que esse recurso natural se torne gradativamente escasso, necessitando de intervenções; uma ferramenta para tentar reverter esse quadro é inserção da educação ambiental nos âmbitos escolares. A educação ambiental promove a compreensão da importância de preservar os recursos naturais. O uso dessa ferramenta em escolas é uma forma poderosa para estimular os educandos no processo de preservação ambiental. O presente trabalho utiliza da educação ambiental para estimular os receptores a preservarem a água potável, demonstrando dicas de como economizar este bem natural. Como procedimento metodológico, partiu-se do método indutivo utilizando-se de procedimentos compatíveis com as estratégias da educação ambiental, tal qual a ministração de palestra educativa apresentando técnicas de economia e reutilização da água. Seguido de aplicação de questionários quanto aos hábitos de racionamento de água que os participantes possuem. Como resultado verificou-se a contribuição com um processo reflexivo sobre a crise hídrica e disseminação do uso racional a partir de técnicas de economia de água. Desta forma, o trabalho buscou orientar as pessoas a partir da comunidade escolar; ajudando assim, numa reflexão racional quanto ao uso de água." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Engenharia Sanitária e Ambiental" "palavra_chave" => "ÁGUA, ESCASSEZ, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA85_ID1409_06052016172624.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO RICARDO DANTAS" "autor_nome_curto" => "PAULO RICARDO" "autor_email" => "paulord12@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }