Atualmente, as questões hídricas têm sido muito abordadas pela população e pelos meios de comunicação. A crise hídrica é consequência principalmente do uso irracional da água e não apenas de fatores climáticos e geográficos. A grande exploração dos recursos naturais bem como o grande consumo de água está cada vez mais elevada, fazendo com que esse recurso natural se torne gradativamente escasso, necessitando de intervenções; uma ferramenta para tentar reverter esse quadro é inserção da educação ambiental nos âmbitos escolares. A educação ambiental promove a compreensão da importância de preservar os recursos naturais. O uso dessa ferramenta em escolas é uma forma poderosa para estimular os educandos no processo de preservação ambiental. O presente trabalho utiliza da educação ambiental para estimular os receptores a preservarem a água potável, demonstrando dicas de como economizar este bem natural. Como procedimento metodológico, partiu-se do método indutivo utilizando-se de procedimentos compatíveis com as estratégias da educação ambiental, tal qual a ministração de palestra educativa apresentando técnicas de economia e reutilização da água. Seguido de aplicação de questionários quanto aos hábitos de racionamento de água que os participantes possuem. Como resultado verificou-se a contribuição com um processo reflexivo sobre a crise hídrica e disseminação do uso racional a partir de técnicas de economia de água. Desta forma, o trabalho buscou orientar as pessoas a partir da comunidade escolar; ajudando assim, numa reflexão racional quanto ao uso de água.