O trabalho em questão retrata uma experiência dos alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bolsistas do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atuantes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande - PB. A experiência consistiu na aplicação de uma oficina intitulada “Matemática Financeira e Excel, uma parceria em favor de um consumo mais consciente”, desenvolvida e aplicada em duas fases, na primeira com 21 alunos, e na segunda, com 15 alunos; todos da 1º série do Ensino Médio, com o objetivo de explicar a estes alunos os conceitos de Matemática Financeira associada ao uso da planilha Excel, sugerindo a utilização do aplicativo para facilitar o entendimento e ainda ensinar técnicas para resolver problemas matemáticos como Razão e Proporção, Porcentagem, Desconto, Juros Simples e Composto. Durante a aplicação da oficina, observamos que os alunos tinham um breve conhecimento sobre a matemática financeira e o nosso intuito era mostrar aos alunos como devemos nos posicionar na hora de fazer a compra de um bem ou serviço. No decorrer da aplicação das atividades, analisamos o conhecimento do aluno sobre a necessidade de ter um entendimento básico sobre contabilidade. E como resultados, verificamos que os alunos compreenderam a importância da matemática financeira em nossa vida.