Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PRÁTICAS DE CONSUMO CONSCIENTE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: CARTILHA EDUCATIVA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, MATERIAL DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) Licenciatura em Biologia
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 18167
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 316
    "inscrito_id" => 275
    "titulo" => "PRÁTICAS DE CONSUMO CONSCIENTE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "A situação ambiental na década de 2010 aponta para a necessidade da tomada de medidas que busquem frear o consumo exagerado, objetivando a execução do consumo consciente e sustentável. O conhecimento é a base de toda atitude crítica e reflexiva, assim, para que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA possam exercer sua cidadania plena sobre a situação do consumo consciente, é necessário que trabalhos de sensibilização e informação sejam desenvolvidos. Neste sentido, utilizou-se a cartilha como material didático facilitador de aprendizado. Essa pesquisa foi realizada com alunos da EJA do 6º ano do ensino fundamental, da E.E. Braz Baracuhy, localizada no município de João Pessoa, Paraíba, Brasil. O público alvo foi composto por 11 alunos, com idade entre 15 e 50 anos, onde a grande maioria era de mulheres. As atividades foram divididas em um primeiro momento de apresentação e sondagem, no segundo momento foi realizada a aplicação da cartilha como material didático e no último momento o projeto foi avaliado como um todo, sendo o questionário estruturado um instrumento de coleta de dados, juntamente com a observação participante. Os resultados da utilização da cartilha e dos momentos de vivência pedagógica foram considerados ótimos, pois demonstraram que os educandos se sensibilizaram com a causa ambiental, bem como, se apropriaram dos termos e processos trabalhados em sala.  Estes agentes de aprendizado conseguiram compreender os passos para a realização de um consumo consciente, e afirmaram, no pós-teste, que já estavam colocando essas atividades em prática no seu cotidiano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia"
    "palavra_chave" => "CARTILHA EDUCATIVA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, MATERIAL DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA93_ID275_11052016113848.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:04"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSÉ DIAS DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "MARIA ANDRADE"
    "autor_email" => "mariadiasandrade@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 18167
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 316
    "inscrito_id" => 275
    "titulo" => "PRÁTICAS DE CONSUMO CONSCIENTE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "A situação ambiental na década de 2010 aponta para a necessidade da tomada de medidas que busquem frear o consumo exagerado, objetivando a execução do consumo consciente e sustentável. O conhecimento é a base de toda atitude crítica e reflexiva, assim, para que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA possam exercer sua cidadania plena sobre a situação do consumo consciente, é necessário que trabalhos de sensibilização e informação sejam desenvolvidos. Neste sentido, utilizou-se a cartilha como material didático facilitador de aprendizado. Essa pesquisa foi realizada com alunos da EJA do 6º ano do ensino fundamental, da E.E. Braz Baracuhy, localizada no município de João Pessoa, Paraíba, Brasil. O público alvo foi composto por 11 alunos, com idade entre 15 e 50 anos, onde a grande maioria era de mulheres. As atividades foram divididas em um primeiro momento de apresentação e sondagem, no segundo momento foi realizada a aplicação da cartilha como material didático e no último momento o projeto foi avaliado como um todo, sendo o questionário estruturado um instrumento de coleta de dados, juntamente com a observação participante. Os resultados da utilização da cartilha e dos momentos de vivência pedagógica foram considerados ótimos, pois demonstraram que os educandos se sensibilizaram com a causa ambiental, bem como, se apropriaram dos termos e processos trabalhados em sala.  Estes agentes de aprendizado conseguiram compreender os passos para a realização de um consumo consciente, e afirmaram, no pós-teste, que já estavam colocando essas atividades em prática no seu cotidiano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia"
    "palavra_chave" => "CARTILHA EDUCATIVA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, MATERIAL DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA93_ID275_11052016113848.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:04"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSÉ DIAS DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "MARIA ANDRADE"
    "autor_email" => "mariadiasandrade@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

A situação ambiental na década de 2010 aponta para a necessidade da tomada de medidas que busquem frear o consumo exagerado, objetivando a execução do consumo consciente e sustentável. O conhecimento é a base de toda atitude crítica e reflexiva, assim, para que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA possam exercer sua cidadania plena sobre a situação do consumo consciente, é necessário que trabalhos de sensibilização e informação sejam desenvolvidos. Neste sentido, utilizou-se a cartilha como material didático facilitador de aprendizado. Essa pesquisa foi realizada com alunos da EJA do 6º ano do ensino fundamental, da E.E. Braz Baracuhy, localizada no município de João Pessoa, Paraíba, Brasil. O público alvo foi composto por 11 alunos, com idade entre 15 e 50 anos, onde a grande maioria era de mulheres. As atividades foram divididas em um primeiro momento de apresentação e sondagem, no segundo momento foi realizada a aplicação da cartilha como material didático e no último momento o projeto foi avaliado como um todo, sendo o questionário estruturado um instrumento de coleta de dados, juntamente com a observação participante. Os resultados da utilização da cartilha e dos momentos de vivência pedagógica foram considerados ótimos, pois demonstraram que os educandos se sensibilizaram com a causa ambiental, bem como, se apropriaram dos termos e processos trabalhados em sala. Estes agentes de aprendizado conseguiram compreender os passos para a realização de um consumo consciente, e afirmaram, no pós-teste, que já estavam colocando essas atividades em prática no seu cotidiano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.