O presente artigo propõe uma reflexão acerca das necessidades da contextualização do conhecimento matemático no processo de ensino e aprendizagem, tomando por base as experiências vivenciadas em sala de aula, no processo de formação de professores, na Licenciatura em Matemática. A pesquisa do tipo bibliográfica é pautada nas contribuições dos autores D’Ambrósio (2009), Dante (2004), Demo (2011), Mendes (2008) e Piaget (1971), dentre outros. As reflexões apresentadas têm como objetivo aprofundar as discussões acerca da abordagem dos conteúdos matemáticos em sala de aula, tendo em vista não ser suficiente apenas à mera transmissão dos conhecimentos. Neste processo, não é interessante encarar os estudantes como sujeitos passivos, ao contrário, deve-se proporcionar oportunidades de construção de saberes que serão úteis no cotidiano dos mesmos, o que tornará a aprendizagem rica e revestida de significados. Considerando o grau de complexidade que envolve a matemática, sabemos que não é fácil correlacionar esse conhecimento com as diversas situações-problema existentes no cotidiano. No entanto, cabe aos envolvidos no ensino dessa ciência, buscar constantemente, meios e estratégias que viabilizem essa aproximação. Para que isso ocorra, é necessário que os educadores compreendam que a contextualização dos conteúdos facilita a aprendizagem dos alunos, oportunizando a vivência de uma matemática que vai além da ciência dos padrões, através da resolução de problemas de forma crítica e responsável. Portanto, o ensino de forma contextualizada se configura como uma saída eficaz para mostrar aos alunos que a matemática faz e sempre fará parte de suas vidas, não como algo que produz incertezas, mas como algo que nos faz compreender a vida.