Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A CONCRETIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA HARMONIZAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NOS CURSOS DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO

Palavra-chaves: ENSINO, AULA DE CAMPO, RECURSOS DIDÁTICOS, ENGENHARIA DE PETRÓLEO, ENGENHARIA DE PETRÓLEO Pôster (PO) Engenharia de Petróleo
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17724
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 594
    "inscrito_id" => 1929
    "titulo" => "A CONCRETIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA HARMONIZAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NOS CURSOS DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO"
    "resumo" => "A aula prática constitui um importante recurso metodológico facilitador do processo de ensino-aprendizagem no curso de engenharia de petróleo. Através da experimentação, visitas técnicas e outras ferramentas pedagógicas e metodológicas, alia-se a teoria à prática e possibilita o desenvolvimento da pesquisa e da problematização em sala de aula, despertando a curiosidade e o engajamento do discente. Transforma o estudante em sujeito da aprendizagem, possibilitando que o mesmo desenvolva habilidades e competências específicas, tanto dentro do ambiente acadêmico como em futuras funções do ofício. Nesse contexto, o presente artigo objetivou avaliar a expectativa e o aperfeiçoamento cognitivo dos alunos, frente as aulas de campo e suas propostas metodológicas mediante a depreensão dos conteúdos por parte dos mesmos, bem como a vivência da prática acerca da teoria que lhes é passada. A metodologia adotada para esse estudo contempla a realização de uma pesquisa ação, que busca intervir na realidade de aprendizado dos alunos mediante um levantamento bibliográfico. Esse estudo contempla ainda um estudo da bibliografia especializada nessa temática geral. Com a análise dos resultados obtidos na pesquisa, foi possível observar o quanto é laborioso para os alunos a compreensão e o empenho nas aulas, na tentativa de identificar os principais fatores, compreender os problemas e a partir disso apresentar possíveis soluções práticas para melhorar o processo de aprendizagem, sendo perceptível a dificuldade dos alunos na criação desse elo entre a prática, o campo e a teoria, o que pode ser reduzida através da utilização efetiva desses artifícios metodológicos e pedagógicos, que corroboram na compreensão dos temas abordados e em suas aplicações no dia a dia e em posteriores atuações no mercado de trabalho."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Engenharia de Petróleo"
    "palavra_chave" => "ENSINO, AULA DE CAMPO, RECURSOS DIDÁTICOS, ENGENHARIA DE PETRÓLEO, ENGENHARIA DE PETRÓLEO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA83_ID1929_17052016221156.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAWAN LUCAS RODRIGUES MENDONÇA"
    "autor_nome_curto" => "THAWAN LUCAS"
    "autor_email" => "thawanlucasr@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPB - CAMPUS CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17724
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 594
    "inscrito_id" => 1929
    "titulo" => "A CONCRETIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA HARMONIZAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NOS CURSOS DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO"
    "resumo" => "A aula prática constitui um importante recurso metodológico facilitador do processo de ensino-aprendizagem no curso de engenharia de petróleo. Através da experimentação, visitas técnicas e outras ferramentas pedagógicas e metodológicas, alia-se a teoria à prática e possibilita o desenvolvimento da pesquisa e da problematização em sala de aula, despertando a curiosidade e o engajamento do discente. Transforma o estudante em sujeito da aprendizagem, possibilitando que o mesmo desenvolva habilidades e competências específicas, tanto dentro do ambiente acadêmico como em futuras funções do ofício. Nesse contexto, o presente artigo objetivou avaliar a expectativa e o aperfeiçoamento cognitivo dos alunos, frente as aulas de campo e suas propostas metodológicas mediante a depreensão dos conteúdos por parte dos mesmos, bem como a vivência da prática acerca da teoria que lhes é passada. A metodologia adotada para esse estudo contempla a realização de uma pesquisa ação, que busca intervir na realidade de aprendizado dos alunos mediante um levantamento bibliográfico. Esse estudo contempla ainda um estudo da bibliografia especializada nessa temática geral. Com a análise dos resultados obtidos na pesquisa, foi possível observar o quanto é laborioso para os alunos a compreensão e o empenho nas aulas, na tentativa de identificar os principais fatores, compreender os problemas e a partir disso apresentar possíveis soluções práticas para melhorar o processo de aprendizagem, sendo perceptível a dificuldade dos alunos na criação desse elo entre a prática, o campo e a teoria, o que pode ser reduzida através da utilização efetiva desses artifícios metodológicos e pedagógicos, que corroboram na compreensão dos temas abordados e em suas aplicações no dia a dia e em posteriores atuações no mercado de trabalho."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Engenharia de Petróleo"
    "palavra_chave" => "ENSINO, AULA DE CAMPO, RECURSOS DIDÁTICOS, ENGENHARIA DE PETRÓLEO, ENGENHARIA DE PETRÓLEO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA83_ID1929_17052016221156.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAWAN LUCAS RODRIGUES MENDONÇA"
    "autor_nome_curto" => "THAWAN LUCAS"
    "autor_email" => "thawanlucasr@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPB - CAMPUS CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

A aula prática constitui um importante recurso metodológico facilitador do processo de ensino-aprendizagem no curso de engenharia de petróleo. Através da experimentação, visitas técnicas e outras ferramentas pedagógicas e metodológicas, alia-se a teoria à prática e possibilita o desenvolvimento da pesquisa e da problematização em sala de aula, despertando a curiosidade e o engajamento do discente. Transforma o estudante em sujeito da aprendizagem, possibilitando que o mesmo desenvolva habilidades e competências específicas, tanto dentro do ambiente acadêmico como em futuras funções do ofício. Nesse contexto, o presente artigo objetivou avaliar a expectativa e o aperfeiçoamento cognitivo dos alunos, frente as aulas de campo e suas propostas metodológicas mediante a depreensão dos conteúdos por parte dos mesmos, bem como a vivência da prática acerca da teoria que lhes é passada. A metodologia adotada para esse estudo contempla a realização de uma pesquisa ação, que busca intervir na realidade de aprendizado dos alunos mediante um levantamento bibliográfico. Esse estudo contempla ainda um estudo da bibliografia especializada nessa temática geral. Com a análise dos resultados obtidos na pesquisa, foi possível observar o quanto é laborioso para os alunos a compreensão e o empenho nas aulas, na tentativa de identificar os principais fatores, compreender os problemas e a partir disso apresentar possíveis soluções práticas para melhorar o processo de aprendizagem, sendo perceptível a dificuldade dos alunos na criação desse elo entre a prática, o campo e a teoria, o que pode ser reduzida através da utilização efetiva desses artifícios metodológicos e pedagógicos, que corroboram na compreensão dos temas abordados e em suas aplicações no dia a dia e em posteriores atuações no mercado de trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.