O ensino de química, por ser repassado de maneira tradicional sem a utilização de métodos que estejam inseridos no cotidiano dos alunos, acaba gerando, pela mesma, certa rejeição; entretanto, para facilitar o processo de ensino e aprendizagem e tornar as aulas mais atrativas é necessário utilizar estratégias que facilitem a aprendizagem dos discentes nesta matéria, dentre essas propostas está a utilização de modelos moleculares e jogos lúdicos. Baseado no exposto, o objetivo desta pesquisa é avaliar a associação dos modelos moleculares com os jogos didáticos como ferramentas auxiliares no processo de ensino aprendizagem do conteúdo de hidrocarbonetos. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual da cidade de Areia – PB, com o total de 58 estudantes de duas turmas do 2º ano do ensino médio. O jogo foi executado da seguinte forma: dividiu-se a turma em equipes e para cada equipe foram fornecidos dois saquinhos: um com átomos de carbono e hidrogênio e outro com palitos para formar as ligações; em seguida, foi escrito o nome das estruturas no quadro e a partir de então os alunos deveriam montar as cadeias de hidrocarbonetos; a equipe que montou as quatro estruturas propostos corretamente primeiro, foi a vencedora; para a coleta de dados foi utilizado um questionário constituído de questões objetivas e subjetivas relacionadas à aplicação do jogo. Cujos resultados foram tabulados no Excel e a partir daí foram elaborados gráficos. Diante dos resultados alcançados com a aplicação do Jogo Moléculas de Hidrocarbonetos, percebe-se que tal metodologia utilizada em sala de aula é uma importante ferramenta para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem proporcionando o crescimento intelectual e social dos alunos, melhorando o trabalho em equipe por meio de um ensino mais envolvente e menos excludente.