O presente trabalho objetivou analisar o papel do jogo lúdico “Trilhando saberes” no ensino de ciências e identificar suas possíveis contribuições para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Por continuar sendo a tendência de ensino mais utilizada por professores de escolas públicas, a prática pedagógica tradicional tem configurado um cenário no qual o aluno se torna passivo na construção dos conhecimentos. Tal tendência vem afetando o interesse e impedido a participação ativa de alunos nas aulas. Diante do apontado, o trabalho foi desenvolvido junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal Rural de Pernambuco em uma escola pública estadual situada na região metropolitana do Recife/PE. A metodologia dessa pesquisa encontra-se acolhida nos pressupostos da pesquisa-ação e compreendeu as seguintes etapas: i) observações de aulas de ciências; ii) aplicação de questionário diagnóstico; iii) produção e aplicação do jogo lúdico; iv) discussão para avaliar a contribuição do recurso didático-pedagógico. Os sujeitos de pesquisa foram 21 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Assim, observamos que atividades desta natureza despertam nos alunos o interesse em aprender e proporcionam aos professores uma estratégia interativa para ensinar. Ademais, os resultados revelam que o jogo lúdico proporciona maior participação dos alunos na aula, o que vem a ser um indicador ou uma possibilidade de melhoria na qualidade do processo ensino-aprendizagem de ciências na educação básica.