Os avanços tecnológicos e a evolução da Biologia sempre ocorreram após grandes investigações e experimentação do conhecimento. Com isso, a prática vivenciada consolidou a teoria proporcionando segurança à disseminação do científico. No ensino de Biologia, desenvolver atividades práticas associadas à teoria fortalece o ensino e a aprendizagem do estudante, propiciando autonomia na aquisição de conhecimentos úteis ao desenvolvimento pleno do ser e da compreensão da ciência. O trabalho objetiva avaliar a eficiência das atividades práticas para o ensino de Biologia, recorrendo constantemente à literatura para fortalecer a descrição acerca da prática associada ao ensino teórico de determinado conteúdo. Para desenvolver esse projeto, comparou-se a aquisição do conhecimento com e sem o uso de práticas, coletando os dados referentes à pesquisa. Ao final, os resultados apontam que o rendimento dos alunos torna-se mais proveitoso quando há o uso de atividades de experimentação associadas à teoria. A utilização de atividades práticas no ensino de Biologia é de extrema importância para consolidar o conhecimento adquirido e servir como âncora, fazendo com que os alunos possam fazer relações entre outros temas e outros conceitos com o tema que foi aprendido. As atividades práticas possuem eficiência significativa para motivar o aluno a buscar conhecimento e aprofundamento dentro da disciplina que está sendo lecionada, direcionando-o a um autonomia singular e construção do próprio conhecimento, sendo participante ativo do processo ensino-aprendizagem.