O objetivo desse artigo é divulgar um recorte de uma pesquisa de Mestrado, cuja finalidade foi o estudo de sistemas de equações do primeiro grau em livros didáticos utilizados em escolas brasileiras. As fontes utilizadas foram, contudo, um livro didático adotado no Colégio Pedro II e um livro contemporâneo, assim como, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as resenhas do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD - 2008) e programas de estudos do Colégio Pedro II. Para estudar esse objeto, a Teoria Antropológica do Didático, proposta por Yves Chevallard foi adotada como referencial teórico, e utilizamos uma abordagem metodológica baseada na Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Além desses referenciais, utilizamos experiências absorvidas a partir de leituras e análises de pesquisas que de alguma forma caminham paralelamente ao o nosso objeto de estudo. Como se constitui como um recorte, este artigo, trata exclusivamente de como é realizada a abordagem da resolução de sistemas de equações pelo método de Redução ao mesmo coeficiente no Tratado de Álgebra Elementar de José Adelino Serrasqueiro, livro adotado no colégio Dom Pedro II. Como resultado, observamos que o autor utiliza com excelência a língua materna em suas explicações, e se caracteriza principalmente por uma abordagem tecnicista.