Os cursos de licenciatura no ensino superior é responsável por formar profissionais da educação com qualidade. Os currículos devem atentar com clareza as suas propostas a fim de gerar competências a serem exigidas do profissional em formação. Para isso um aspecto importante é levar em consideração as Diretrizes Curriculares Nacionais e garantir uma formação excepcional. A gestão acadêmica precisa construir, desconstruir e rever os projetos pedagógicos e as propostas curriculares dos cursos de graduação, já que as licenciaturas atualmente têm apresentado preocupações quanto à estrutura das instituições que as abrigam. Este trabalho estudou as propostas das instituições superiores ofertadas ao curso de licenciatura em Ciências Biológicas na Região do Nordeste. Para a análise foram escolhidas vinte Universidades públicas dessa região que obtiveram maior conceito atribuído pelo MEC por meio do Enade. As matrizes curriculares mostraram enfoque tanto para as especificidades da área das Ciências Biológicas bem como a formação pedagógica e prática ao futuro profissional da educação. Levando em consideração os aspectos pedagógicos, grande parte das universidades vistas comunga de disciplinas como a Psicologia da Educação, Didática, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. Entretanto, as matrizes curriculares das universidades apresentaram ausência de disciplinas voltadas para a inclusão de alunos especiais. Embora as universidades analisadas ofertem significativamente disciplinas especificas da área das Ciências Biológicas e da formação pedagógica do futuro professor, ainda é preciso engajar componentes relacionados a educação especial e aprimorar práticas metodológicas que incentivem o professor recém formado a manter-se atualizado e variar suas formas de transmissão do conhecimento.