TORRES, Josilene Maria De Lima et al.. A torre de hanói: contextos e aplicações. Anais I CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/17763>. Acesso em: 25/11/2024 12:57
Os conhecimentos básicos de matemática são essenciais para que o cidadão possa, num mundo cada vez mais complexo tomar decisões conscientes, independentes e criativas com uma educação que possibilite uma ação coletiva de construção do saber em seu sentido mais amplo, ao lado de uma consciência critica na produção e utilização deste saber. Estudos apontam que o jogo da torre de Hanói pode desenvolver o raciocínio lógico resultando em uma função exponencial, sendo composto por uma base com três hastes e sete discos de tamanhos e cores diferentes, inicialmente os discos formam uma torre onde todos são colocados em um dos pinos de modo que cada movimento é feito somente com um disco, nunca havendo um disco maior sobre um disco menor. Através deste trabalho buscou-se verificar como a Torre de Hanói pode facilitar na compreensão do conteúdo de função exponencial, para tanto foi utilizada como base a pesquisa em livros, internet, revistas, entre outros e ainda uma pesquisa com alunos do 2º ano do Ensino Médio e Normal Médio tendo a finalidade de saber seu gosto por jogos e quais seus professores utilizaram. Após estas observações realizou-se uma oficina onde foi possível perceber que as turmas em sua grande maioria não conheciam o jogo, mas seguindo as regras conseguiram atingir os objetivos esperados. Neste contexto foram apresentadas algumas observações sistemáticas e argumentativas com relação à Torre de Hanói na proposta do ensino visando o desenvolvimento do raciocínio e do conteúdo de função exponencial.