O presente artigo tem como tema A Geometria e a Criatividade por meio do Quebra-Cabeça Plano Especial realizado com alunos do 6º Ano do Colégio Municipal José Eudenicio Correia Lins, no Município de Barra de Santa Rosa/PB. Este estudo tem por objetivo uma avaliação metodológica a partir do quebra-cabeça Tangram em uma sala de aula composta por 27 alunos partindo da manipulação e seguindo da explanação de conteúdos matemáticos que envolvessem o jogo despertando o raciocínio lógico geométrico de cada aluno por meio da construção do jogo aprimorando a criatividade e a socialização entre os demais participantes, jogo, este avaliado em sete momentos. A apresentação da história do Tangram também foi muito importante saber de sua origem e a atividade foi realizada individualmente, as regras foram apresentadas. As informações foram sendo colhidas via observação, para que assim pudesse ser feita as análises dos dados no qual comparamos com as pesquisas bibliográficas, onde foi analisado o comprometimento e desempenho dos alunos, e ao mesmo tempo, a análise do uso dos jogos lúdicos de raciocínio matemático como estratégia de ensino- aprendizagem nos anos iniciais do fundamental II.