Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A GEOMETRIA E A CRIATIVIDADE POR MEIO DO QUEBRA-CABEÇA PLANO ESPECIAL

Palavra-chaves: TANGRAM, ENSINO-APRENDIZAGEM, GEOMETRIA PLANA Comunicação Oral (CO) Licenciatura em Matemática
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17734
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 272
    "inscrito_id" => 1933
    "titulo" => "A GEOMETRIA E A CRIATIVIDADE POR MEIO DO QUEBRA-CABEÇA PLANO ESPECIAL"
    "resumo" => "O presente artigo tem como tema A Geometria e a Criatividade por meio do Quebra-Cabeça Plano Especial realizado com alunos do 6º Ano do Colégio Municipal José Eudenicio Correia Lins, no Município de Barra de Santa Rosa/PB. Este estudo tem por objetivo uma avaliação metodológica a partir do quebra-cabeça Tangram em uma sala de aula composta por 27 alunos partindo da manipulação e seguindo da explanação de conteúdos matemáticos que envolvessem o jogo despertando o raciocínio lógico geométrico de cada aluno por meio da construção do jogo aprimorando a criatividade e a socialização entre os demais participantes, jogo, este avaliado em sete momentos. A apresentação da história do Tangram também foi muito importante saber de sua origem e a atividade foi realizada individualmente, as regras foram apresentadas. As informações foram sendo colhidas via observação, para que assim pudesse ser feita as análises dos dados no qual comparamos com as pesquisas bibliográficas, onde foi analisado o comprometimento e desempenho dos alunos, e ao mesmo tempo, a análise do uso dos jogos lúdicos de raciocínio matemático como estratégia de ensino- aprendizagem nos anos iniciais do fundamental II."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Matemática"
    "palavra_chave" => "TANGRAM, ENSINO-APRENDIZAGEM, GEOMETRIA PLANA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA91_ID1933_05052016231138.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA DE MEDEIROS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA "
    "autor_email" => "patricia.matematica.ufcg@"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17734
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 272
    "inscrito_id" => 1933
    "titulo" => "A GEOMETRIA E A CRIATIVIDADE POR MEIO DO QUEBRA-CABEÇA PLANO ESPECIAL"
    "resumo" => "O presente artigo tem como tema A Geometria e a Criatividade por meio do Quebra-Cabeça Plano Especial realizado com alunos do 6º Ano do Colégio Municipal José Eudenicio Correia Lins, no Município de Barra de Santa Rosa/PB. Este estudo tem por objetivo uma avaliação metodológica a partir do quebra-cabeça Tangram em uma sala de aula composta por 27 alunos partindo da manipulação e seguindo da explanação de conteúdos matemáticos que envolvessem o jogo despertando o raciocínio lógico geométrico de cada aluno por meio da construção do jogo aprimorando a criatividade e a socialização entre os demais participantes, jogo, este avaliado em sete momentos. A apresentação da história do Tangram também foi muito importante saber de sua origem e a atividade foi realizada individualmente, as regras foram apresentadas. As informações foram sendo colhidas via observação, para que assim pudesse ser feita as análises dos dados no qual comparamos com as pesquisas bibliográficas, onde foi analisado o comprometimento e desempenho dos alunos, e ao mesmo tempo, a análise do uso dos jogos lúdicos de raciocínio matemático como estratégia de ensino- aprendizagem nos anos iniciais do fundamental II."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Matemática"
    "palavra_chave" => "TANGRAM, ENSINO-APRENDIZAGEM, GEOMETRIA PLANA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA91_ID1933_05052016231138.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA DE MEDEIROS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA "
    "autor_email" => "patricia.matematica.ufcg@"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

O presente artigo tem como tema A Geometria e a Criatividade por meio do Quebra-Cabeça Plano Especial realizado com alunos do 6º Ano do Colégio Municipal José Eudenicio Correia Lins, no Município de Barra de Santa Rosa/PB. Este estudo tem por objetivo uma avaliação metodológica a partir do quebra-cabeça Tangram em uma sala de aula composta por 27 alunos partindo da manipulação e seguindo da explanação de conteúdos matemáticos que envolvessem o jogo despertando o raciocínio lógico geométrico de cada aluno por meio da construção do jogo aprimorando a criatividade e a socialização entre os demais participantes, jogo, este avaliado em sete momentos. A apresentação da história do Tangram também foi muito importante saber de sua origem e a atividade foi realizada individualmente, as regras foram apresentadas. As informações foram sendo colhidas via observação, para que assim pudesse ser feita as análises dos dados no qual comparamos com as pesquisas bibliográficas, onde foi analisado o comprometimento e desempenho dos alunos, e ao mesmo tempo, a análise do uso dos jogos lúdicos de raciocínio matemático como estratégia de ensino- aprendizagem nos anos iniciais do fundamental II.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.