Este trabalho é parte de um projeto de pesquisa concluída com um estudo de caso de uma turma, na qual se destacam as tarefas de seis grupos de alunos e, em especial, o acompanhamento de um mesmo grupo de quatro alunos durante todo o projeto. A nossa proposta foi a de explorar textos no sentido bakhtiniano na formulação e resolução de problemas matemáticos, analisando como os alunos em uma turma do 5º Ano, concebem, formulam e resolvem problemas matemáticos a partir de um Panfleto, um Catálogo, uma Foto, uma Embalagem, um Cardápio, todos diferentes tipos de textos no sentido bakhtiniano. Utilizamos entrevistas semi-estruturadas com os alunos e a professora da turma, posteriormente, ocorreram cinco sessões de formulação e resolução de problemas matemáticos, intercalando entre elas seminários para reflexão dos alunos sobre a ação. Reflexões sobre a prática foram realizadas pelo pesquisador em algumas sessões, a fim de ajudar na compreensão sobre como os alunos se relacionam. Os resultados mostram que os alunos ainda não formulam problemas abertos, sendo em sua maioria exercícios repetitivos. Utilizam parte dos conteúdos matemáticos em que apresentavam dificuldades anteriormente, como Porcentagem e Perímetro. A capacidade de interpretar significados pelos alunos é refletida no intertexto descoberto, que estava implícito nos textos no sentido bakhtiniano e também das reflexões nas atividades por meio dos Seminários, nos quais ocorreram discussões orais, respostas sobre os significados, como palavras relacionadas ao Tema Transversal Saúde. Portanto, ocorrendo reflexão sobre os significados e interpretações, além das interações positivas nas tarefas em grupos.