A educação ambiental é um tema inovador e ainda pouco trabalhado no contexto escolar, poucos profissionais da educação usa dessa ferramenta para dar uma condição melhor de vida, às futuras gerações. Propor que a educação ambiental deixe de ser um tema transversal e passe a ser uma disciplina separada está longe de acontecer. Assim, se tratada com uma disciplina, daria uma importância maior ao tema e teria mais tempo para trabalhar com a conscientização das pessoas desde a escola, pois se continuar sendo tratada como tema transversal acabará sempre como fator secundário no cenário educacional. Uma forma de trabalhar a educação ambiental , é usando a educação ao ar livre ou outdoor, um modelo de educação inovador que veio para mudar o cenário educacional, a educação outdoor não veio para substituir nenhuma outra forma de ensino, mas sim somar. Trazer uma forma de interação e de relacionamento com a natureza. Um programa outdoor pode auxiliar e ajudar de uma forma a facilitar a interação entre aluno e professor, e possibilita situações de inserção onde o conhecimento proveniente de sala de aula é útil e essencial, para uma atividade experiencial ao ar livre. A educação outdoor, ainda tem vários problemas estruturais como o desconhecimento da população, a falta de preparo dos docentes e uma adequação a nossa realidade cultural. Mas vemos a educação outdoor com bons olhos e esperamos ver num futuro próximo mais pesquisas relacionadas a este tema no Brasil.