Ensino de ciências na educação básica tem como objetivo promover além da educação básica, mas também a educação cientifica, desse modo recursos didáticos tem sido adotados de forma a facilitar o processo de ensino aprendizagem além da relação entre o docente-discente e o discente e o conhecimento. Portanto, objetivou-se a construção de modelos didáticos como uma alternativa ao ensino de ciências uma vez que, muitas vezes os conceitos de ciências ou biologia são considerados teóricos e de pouca concretização devido a processos microscópios e irreproduzíveis. Tratou-se de um estudo descritiva-analítica através da qualificação dos conhecimentos por meio da prática de construção de modelos didáticos, o estudo foi realizado com 4 turmas (6ª, 7ª, 8ª e 9ª) em uma instituição privada como atividades complementares a proposição letiva, analisando o processo de conceitualização e metacognição. Como resposta a atividade proposta obteve-se uma participação de 85% dos discentes, o método apreendeu a atenção ao longo da explanação do conteúdo favorecendo assim um aumento da participação em sala de aula além, do comprometimento pelo autonomia da construção dos modelos e a apresentação dos modelos aos colegas, além da promoção de discussão autônomas entre os discente pela observação dos modelo, totalizou-se a produção de 11 modelos didáticos dos assuntos distribuídos entre as 4 turmas. Considerando assim, que proposição da atividade apresentou-se como um metodologia promissora ao ensino de ciências por incluir elementos educativos que despertem a atenção e o interesses dos discentes, buscando aproximar o conteúdo didático com a realidade cotidiana de cada um.