Neste trabalho apresentamos uma discussão sobre a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto do ensino de Física. A implantação da BNCC está inserida num amplo processo de reformulações das políticas educacionais que serão regidas como políticas de Estado. Apesar das atuais discussões, sua implantação atende aos anseios de uma proposta que vem se consolidando ao longo de 28 anos desde sua menção na constituição federal de 1988 (Artigo 210) e posteriormente reforçada pela LDB 9394/96 (Artigo 26). Trata-se de uma proposta construída em consonância com outras iniciativas, como por exemplo, com a implantação do SNE (Sistema Nacional de Ensino), como órgão gerenciador. O texto proposto pela BNCC está sendo amplamente discutido para então receber sua redação final, que deverá ser aprovada pelo CNE. O objetivo das propostas é democratizar o ensino estendendo o direito a todos os estudantes brasileiros de se apropriar de habilidades e competências por meio de conteúdos significativos e motivadores, com expectativas de diminuir a evasão escolar. Nossa interpretação é que a associação das ações propostas trarão melhorias na qualidade do ensino e aprendizagem de Física.