Este artigo expõe os resultados de uma pesquisa sobre experimentação com cunho didático-pedagógico, realizada de acordo com a perspectiva do discente com a presença do Monitor do componente curricular Química Experimental, apresentando algumas visões sobre essa inter-relação da prática experimental com a teoria vista em outras disciplinas. Objetivou a avaliação da aplicação e ampliação de conhecimentos teóricos sobre o conteúdo de Reações Químicas através da execução de 8 (oito) experimentos em que as reações são identificadas pela formação de precipitados, com distintos aspectos, liberação de gás e alteração de temperatura. A metodologia utilizada foi de natureza quantitativa, tendo como instrumentos para coleta de dados um questionário estruturado com 9 (nove) questões, sobre a concepção dos discentes de acordo com as aulas de Reações Químicas diante dos experimentos realizados. A pesquisa foi realizada com 30 discentes da Universidade Estadual da Paraíba, campus I, dos cursos de Licenciatura em Química e Química Industrial. Com isso, foi possível perceber a mudança de comportamento durante a experimentação através da empolgação e motivação a observar os fenômenos e relacionarem com o conteúdo teórico já estudado. Muitos discentes afirmaram que com as experimentações conseguiram compreender melhor o que foi explicado na teoria e a presença do monitor auxilia nessa compreensão e torna-os mais seguros para questionamentos junto ao professor.