Nesta pesquisa, foi desenvolvida uma investigação que teve como sujeitos alunos do terceiro ano do Ensino Médio e professores de uma escola pública da cidade de Campina Grande-PB, tendo por objetivo apresentar uma discussão sobre seus perfis e suas percepções sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC) em sala de aula. Foram utilizados como materiais de coleta de dados questionários para alunos e para professores, por meio dos quais foi possível observar o reconhecimento do potencial oferecido pelas TDIC por parte dos professores, em sua maioria Imigrantes Digitais e que no caso da instituição campo da pesquisa, a maioria faziam uso das TDIC durante suas aulas, porém sem dar aos alunos Nativos Digitais a oportunidade de participarem do processo de construção do conhecimento utilizando também tais artefatos digitais. Além disso, também ficou evidente o desejo e reconhecimento dos alunos sobre as TDIC, que são partes integrantes do seu dia a dia fora da escola, mas que deveriam ser melhor aproveitadas dentro da mesma enquanto recursos facilitadores do processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares, independentemente da disciplina e/ou professores envolvidos.