A modalidade de ensino direcionada a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é bastante complexa, pois além de formar os alunos academicamente, também é responsável por torna-los aptos a atuarem de forma autônoma na sociedade. O livro didático é essencial nesse processo, pois além de ser fonte de cultura é o principal instrumento utilizado pelos professores no processo de ensino/aprendizagem. Desta forma, este trabalho tem como objetivo verificar se os livros didáticos para o ensino de Ciências que são adotados pelas escolas públicas de Floriano-PI atendem às necessidades de aprendizagem dos alunos matriculados nessa modalidade de ensino. Para isso, foi elaborado um roteiro de análise de livro didático, a partir de orientações propostas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), juntamente com os estabelecidos pelo Ministério da Educação nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S O livro selecionado para a análise pertence a coleção Tempo de Aprender da Editora IBEP adotado pela Secretaria Estadual da Educação a ser trabalhado no EJA/Ensino Fundamental, especificamente no 7º ano. Desta forma, foram analisados tanto aspectos físicos como os que estão relacionados aos conteúdos referentes a disciplina de ciências. A apresentação da obra é clara, com autores e editora devidamente identificados. No que se diz respeito ao aspecto físico, o livro possui encadernação do tipo brochura, apresentando cores e fontes com padrões adequados e legíveis para a compreensão do conteúdo. Em contrapartida o conteúdo apresenta conceitos vagos e poucos precisos apresentando-se totalmente descontextualizado com realidade dos alunos, caracterizando-se uma implicação na formação do senso crítico e limitação no processo ensino aprendizagem. Tendo em vista esta perspectiva, se faz necessário maior rigor na escolha e produção desse instrumento de aprendizagem, visto que a persistência destas falhas pode comprometer a formação dos alunos na educação básica.