A MÁQUINA ALIMENTAR: O USO DE DOCUMENTÁRIOS NO ENSINO DE ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO SISTEMA PRISIONAL DE CAJAZEIRAS-PB.
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17752 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 65 "inscrito_id" => 305 "titulo" => "A MÁQUINA ALIMENTAR: O USO DE DOCUMENTÁRIOS NO ENSINO DE ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO SISTEMA PRISIONAL DE CAJAZEIRAS-PB." "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) possibilita a formação escolar de cidadãos que não tiveram a oportunidade de estudar ou finalizar sua formação escolar na idade convencional. Neste sentido, a EJA em prisões visa garantir o acesso à educação como direito, independentemente da situação de privação de liberdade, enfrentando a realidade da exclusão e invisibilidade desses grupos sociais. A presente pesquisa teve por objetivo analisar a eficácia de documentários como modalidade didática inovadora no ensino de biologia da EJA prisional de Cajazeiras-PB. A pesquisa foi realizada no período de 17 de Março a 31 de Março de 2015, com participação de todos os discentes do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do referido Presídio na cidade de Cajazeiras – PB. A pesquisa teve caráter quali-quantitativa, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados observações, discussões, entrevistas semiestruturadas e participação nas atividades propostas. Os resultados obtidos indicam que as aulas de biologia podem extrapolar a mera abordagem de conhecimentos biológicos, e promover reflexões acerca de temas relacionados aos aspectos fisiológicos e anatômicos do corpo humano, que são conteúdos complexos, pois, grande parte da compreensão destes assuntos orienta-se por meio de práticas que subsidiem aos alunos uma melhor compreensão. Sabendo-se disto, a substituição de práticas anatômicas, podem ser adaptadas pela adoção de recursos visuais, que ilustram o assunto de forma lúdica e compreensível, fazendo-se a “prática” de forma contextualizada sem fugir do foco da aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO ESCOLAR, EJA PRISIONAL, CONHECIMENTOS BIOLÓGICOS, PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA93_ID305_27042016094104.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANKLIN HERIK SOARES DE MATOS LOURENÇO" "autor_nome_curto" => "FRANKLIN HERIK" "autor_email" => "franklinheriksoares@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17752 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 65 "inscrito_id" => 305 "titulo" => "A MÁQUINA ALIMENTAR: O USO DE DOCUMENTÁRIOS NO ENSINO DE ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO SISTEMA PRISIONAL DE CAJAZEIRAS-PB." "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) possibilita a formação escolar de cidadãos que não tiveram a oportunidade de estudar ou finalizar sua formação escolar na idade convencional. Neste sentido, a EJA em prisões visa garantir o acesso à educação como direito, independentemente da situação de privação de liberdade, enfrentando a realidade da exclusão e invisibilidade desses grupos sociais. A presente pesquisa teve por objetivo analisar a eficácia de documentários como modalidade didática inovadora no ensino de biologia da EJA prisional de Cajazeiras-PB. A pesquisa foi realizada no período de 17 de Março a 31 de Março de 2015, com participação de todos os discentes do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do referido Presídio na cidade de Cajazeiras – PB. A pesquisa teve caráter quali-quantitativa, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados observações, discussões, entrevistas semiestruturadas e participação nas atividades propostas. Os resultados obtidos indicam que as aulas de biologia podem extrapolar a mera abordagem de conhecimentos biológicos, e promover reflexões acerca de temas relacionados aos aspectos fisiológicos e anatômicos do corpo humano, que são conteúdos complexos, pois, grande parte da compreensão destes assuntos orienta-se por meio de práticas que subsidiem aos alunos uma melhor compreensão. Sabendo-se disto, a substituição de práticas anatômicas, podem ser adaptadas pela adoção de recursos visuais, que ilustram o assunto de forma lúdica e compreensível, fazendo-se a “prática” de forma contextualizada sem fugir do foco da aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO ESCOLAR, EJA PRISIONAL, CONHECIMENTOS BIOLÓGICOS, PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA93_ID305_27042016094104.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANKLIN HERIK SOARES DE MATOS LOURENÇO" "autor_nome_curto" => "FRANKLIN HERIK" "autor_email" => "franklinheriksoares@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }