Trazemos aqui trechos da dissertação de mestrado do primeiro autor, orientado pelo segundo autor, com a finalidade de divulgar e abrir discursões dos resultados obtidos. A pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECM), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no período de 2012-2014. Apresentamos a justificativa da pesquisa, bem como a metodologia utilizada e os resultados obtidos sobre como a modelagem e simulação computacional influencia o ensino da Física, especificamente o conteúdo da Energia Mecânica em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, à luz da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, a partir da intervenção pedagógica com o uso do software Modellus. Nossa pesquisa foi realizada em uma escola pública do estado da Paraíba. No desenvolvimento da pesquisa realizamos um estudo de caso, os dados foram coletados através das técnicas da observação participante, entrevistas e análise documental, sendo utilizada a análise de conteúdo das informações obtidas. Depois da triangulação das evidencias encontradas, chegamos à conclusão que a utilização da modelagem e simulação computacional influencia, principalmente, no aumento da motivação dos alunos para o estudo dos conteúdos de Física e, em consequência disto cria-se uma disposição para a aprendizagem significativa. A dissertação e todo material didático utilizado estão disponíveis no site: http://humbertouepb.wix.com/modellus.