Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO NO PROCESSO ENSINO/ APRENDIZAGEM NAS AULAS DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, LABORATÓRIO, PRÁTICAS Pôster (PO) Biologia Geral
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17742
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 434
    "inscrito_id" => 29
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO NO PROCESSO ENSINO/ APRENDIZAGEM NAS AULAS DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "A ausência de práticas relacionadas aos conteúdos teóricos no ensino, muitas vezes promove no aluno insatisfação e desmotivação gerando consequentemente um bloqueio que inviabiliza a aprendizagem. Ensinar e aprender Ciências, utilizando a atividade prática é uma forma eficiente e lúdica, mas não se pode desconsiderar a importância das aulas teóricas, pois é utilizando os conhecimentos teóricos que se torna possível elaborar hipóteses e maneiras de testá-las. A necessidade de diversificar as práticas de ensino dentro das possibilidades que a escola oferece é então considerada indispensável e promoverá maior interação dos alunos, possibilitando a partir de uma questão problematizadora, a construção de novos conhecimentos. Dessa forma, torna-se ideal uma atuação pedagógica bem contrabalançada, unindo teoria e prática na medida certa. A pretensão desse trabalho foi mostrar a importância das aulas de laboratório no processo de facilitação da aprendizagem dos estudantes através de experimentos relacionados aos conteúdos vistos na sala de aula. As aulas práticas foram realizadas semanalmente durante o ano letivo e os experimentos eram relacionados às aulas teóricas vistas nos dias anteriores. Eles recebiam a orientação, faziam os experimentos e em seguida preparavam um relatório descrevendo todos os procedimentos realizados durante as práticas. O tipo de pesquisa utilizada foi a pesquisa experimental onde aplicamos uma atividade prática na qual o aluno foi orientado a investigar um problema. Foi desenvolvido com 157 estudantes de turmas do 6º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola particular na cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Biologia Geral"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, LABORATÓRIO, PRÁTICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA94_ID29_16052016230246.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÉLIA DE ALMEIDA AGRA ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "CLÉLIA AGRA"
    "autor_email" => "cleliaagra@hotmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17742
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 434
    "inscrito_id" => 29
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO NO PROCESSO ENSINO/ APRENDIZAGEM NAS AULAS DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "A ausência de práticas relacionadas aos conteúdos teóricos no ensino, muitas vezes promove no aluno insatisfação e desmotivação gerando consequentemente um bloqueio que inviabiliza a aprendizagem. Ensinar e aprender Ciências, utilizando a atividade prática é uma forma eficiente e lúdica, mas não se pode desconsiderar a importância das aulas teóricas, pois é utilizando os conhecimentos teóricos que se torna possível elaborar hipóteses e maneiras de testá-las. A necessidade de diversificar as práticas de ensino dentro das possibilidades que a escola oferece é então considerada indispensável e promoverá maior interação dos alunos, possibilitando a partir de uma questão problematizadora, a construção de novos conhecimentos. Dessa forma, torna-se ideal uma atuação pedagógica bem contrabalançada, unindo teoria e prática na medida certa. A pretensão desse trabalho foi mostrar a importância das aulas de laboratório no processo de facilitação da aprendizagem dos estudantes através de experimentos relacionados aos conteúdos vistos na sala de aula. As aulas práticas foram realizadas semanalmente durante o ano letivo e os experimentos eram relacionados às aulas teóricas vistas nos dias anteriores. Eles recebiam a orientação, faziam os experimentos e em seguida preparavam um relatório descrevendo todos os procedimentos realizados durante as práticas. O tipo de pesquisa utilizada foi a pesquisa experimental onde aplicamos uma atividade prática na qual o aluno foi orientado a investigar um problema. Foi desenvolvido com 157 estudantes de turmas do 6º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola particular na cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Biologia Geral"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, LABORATÓRIO, PRÁTICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA94_ID29_16052016230246.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÉLIA DE ALMEIDA AGRA ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "CLÉLIA AGRA"
    "autor_email" => "cleliaagra@hotmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

A ausência de práticas relacionadas aos conteúdos teóricos no ensino, muitas vezes promove no aluno insatisfação e desmotivação gerando consequentemente um bloqueio que inviabiliza a aprendizagem. Ensinar e aprender Ciências, utilizando a atividade prática é uma forma eficiente e lúdica, mas não se pode desconsiderar a importância das aulas teóricas, pois é utilizando os conhecimentos teóricos que se torna possível elaborar hipóteses e maneiras de testá-las. A necessidade de diversificar as práticas de ensino dentro das possibilidades que a escola oferece é então considerada indispensável e promoverá maior interação dos alunos, possibilitando a partir de uma questão problematizadora, a construção de novos conhecimentos. Dessa forma, torna-se ideal uma atuação pedagógica bem contrabalançada, unindo teoria e prática na medida certa. A pretensão desse trabalho foi mostrar a importância das aulas de laboratório no processo de facilitação da aprendizagem dos estudantes através de experimentos relacionados aos conteúdos vistos na sala de aula. As aulas práticas foram realizadas semanalmente durante o ano letivo e os experimentos eram relacionados às aulas teóricas vistas nos dias anteriores. Eles recebiam a orientação, faziam os experimentos e em seguida preparavam um relatório descrevendo todos os procedimentos realizados durante as práticas. O tipo de pesquisa utilizada foi a pesquisa experimental onde aplicamos uma atividade prática na qual o aluno foi orientado a investigar um problema. Foi desenvolvido com 157 estudantes de turmas do 6º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola particular na cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.