A experimentação dentro dos cursos de licenciatura tem por objetivo se contrapor com a chamada racionalidade técnica, podendo ser uma estratégia eficiente para a criação dos problemas reais que permitam a contextualização. Os professores como mediadores do conhecimento assumem um papel importante no processo da construção da aprendizagem do aluno. Assim sendo, a sua formação deve ser bastante qualificada, na tentativa de que aja um aprimoramento na formação dos discentes. Diante de tal realidade professores da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB criaram o PROAFE (Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande PB), esse programa surge da necessidade de integrar os processos de formação docente. É importante evidenciar o papel que as atividades experimentais têm na formação inicial do professor, visto que, ela possui um grande potencial pedagógico. Objetivou-se identificar a importância das atividades experimentais executadas através do programa PROAFE na formação inicial dos professores de Ciências Biológicas. A experimentação promovida através do PROAFE proporcionou aos professores em formação inicial o desenvolvimento de atitudes e destrezas cognitivas que permitem ao profissional se tornar mais dinâmico. A experimentação como método de ensino ajuda o professor em formação a descobrir incertezas, e o coloca no dever de se preparar e se capacitar, realizando assim um processo de atividade de docência vivida e produtiva, levando a uma formação permanente do professor em formação. O professor em formação, se devidamente preparado, desenvolverá um olhar crítico e reflexivo sobre a própria prática, passando a compreender melhor seu processo de formação.