Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE LIBRAS PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DE UMA AÇÃO EXTENSIONISTA

Palavra-chaves: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, COMUNICAÇÃO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Especial
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15948
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 801
    "inscrito_id" => 3165
    "titulo" => "ENSINO DE LIBRAS PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DE UMA AÇÃO EXTENSIONISTA"
    "resumo" => "O ensino de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) se constitui algo relativamente novo na maioria das instituições públicas regulares; como em muitos ambientes públicos, como bancos, lojas, igrejas etc. Muitos alunos e cidadãos e até mesmo professores, desconhecem a Língua Brasileira de Sinais, devido ao déficit de seu ensino em escolas regulares. Para facilitar a comunicabilidade entre todos os cidadãos, uma das soluções seria incluir nos currículos escolares a disciplina de LIBRAS, pois isto minimizaria as barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes. Pensando nisto, este trabalho é resultado de um projeto de extensão, desenvolvido por graduandas de Licenciatura em Ciências Biológicas, no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem como objetivo discutir a importância da inserção da disciplina de LIBRAS em estágios iniciais de alunos em uma escola pública. Foram ministradas aulas dinamizadas a respeito de conceitos básicos de LIBRAS, em duas turmas de ensino básico, 4º e 5º ano, de uma escola municipal da cidade de AREIA-PB. Ao ministrar as aulas de LIBRAS percebemos um grande interesse e aprendizado por parte da maioria dos alunos, que fizeram várias perguntas acerca do assunto e de alguns sinais de seu interesse. De acordo com as práticas realizadas nota-se a necessidade e vantagem de LIBRAS para todos, e a única forma de aprendizagem é por meio da educação, e que esta seja oferecida desde a infância à juventude."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Especial"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, COMUNICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA7_ID3165_17082015010039.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MERLÂNIA LINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MERLÂNIA LINO"
    "autor_email" => "merlaniaareiapb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15948
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 801
    "inscrito_id" => 3165
    "titulo" => "ENSINO DE LIBRAS PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DE UMA AÇÃO EXTENSIONISTA"
    "resumo" => "O ensino de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) se constitui algo relativamente novo na maioria das instituições públicas regulares; como em muitos ambientes públicos, como bancos, lojas, igrejas etc. Muitos alunos e cidadãos e até mesmo professores, desconhecem a Língua Brasileira de Sinais, devido ao déficit de seu ensino em escolas regulares. Para facilitar a comunicabilidade entre todos os cidadãos, uma das soluções seria incluir nos currículos escolares a disciplina de LIBRAS, pois isto minimizaria as barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes. Pensando nisto, este trabalho é resultado de um projeto de extensão, desenvolvido por graduandas de Licenciatura em Ciências Biológicas, no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem como objetivo discutir a importância da inserção da disciplina de LIBRAS em estágios iniciais de alunos em uma escola pública. Foram ministradas aulas dinamizadas a respeito de conceitos básicos de LIBRAS, em duas turmas de ensino básico, 4º e 5º ano, de uma escola municipal da cidade de AREIA-PB. Ao ministrar as aulas de LIBRAS percebemos um grande interesse e aprendizado por parte da maioria dos alunos, que fizeram várias perguntas acerca do assunto e de alguns sinais de seu interesse. De acordo com as práticas realizadas nota-se a necessidade e vantagem de LIBRAS para todos, e a única forma de aprendizagem é por meio da educação, e que esta seja oferecida desde a infância à juventude."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Especial"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, COMUNICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA7_ID3165_17082015010039.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MERLÂNIA LINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MERLÂNIA LINO"
    "autor_email" => "merlaniaareiapb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O ensino de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) se constitui algo relativamente novo na maioria das instituições públicas regulares; como em muitos ambientes públicos, como bancos, lojas, igrejas etc. Muitos alunos e cidadãos e até mesmo professores, desconhecem a Língua Brasileira de Sinais, devido ao déficit de seu ensino em escolas regulares. Para facilitar a comunicabilidade entre todos os cidadãos, uma das soluções seria incluir nos currículos escolares a disciplina de LIBRAS, pois isto minimizaria as barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes. Pensando nisto, este trabalho é resultado de um projeto de extensão, desenvolvido por graduandas de Licenciatura em Ciências Biológicas, no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem como objetivo discutir a importância da inserção da disciplina de LIBRAS em estágios iniciais de alunos em uma escola pública. Foram ministradas aulas dinamizadas a respeito de conceitos básicos de LIBRAS, em duas turmas de ensino básico, 4º e 5º ano, de uma escola municipal da cidade de AREIA-PB. Ao ministrar as aulas de LIBRAS percebemos um grande interesse e aprendizado por parte da maioria dos alunos, que fizeram várias perguntas acerca do assunto e de alguns sinais de seu interesse. De acordo com as práticas realizadas nota-se a necessidade e vantagem de LIBRAS para todos, e a única forma de aprendizagem é por meio da educação, e que esta seja oferecida desde a infância à juventude.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.