Este artigo surge à luz da curiosidade do autor, em querer entender melhor os desafios e as perspectivas para a formação de professores e a prática docente no século XXI, e é resultado de uma pesquisa realizado no âmbito acadêmico. Desse modo, este trabalho apontará alguns desafios para as universidades no campo da formação docente, em vista de que muitos estudantes do curso de Pedagogia e outras licenciaturas estão se formando professores, mas, não querem atuar na área, enquanto, outros se formam e querem ser professores induzidos por aquilo que acredita ser sua vocação, mas, conscientes dos desafios de ser professor em tempos modernos em que tal profissão se configura em uma multipluralidade de ações, e se manifestam por saberes individuais e coletivos que se edificam conforme a realidade e o tempo. Nesse horizonte, essa obra trará também alguns motivos pelos quais estudantes de ultimo período em licenciatura de uma IES não desejam ser professores, e apontar para onde querem ir tais discentes. No entanto, considera-se que este trabalho objetiva clarear os desafios das IES para a formação de professores, identificando quais são alguns dos emergentes problemas enfrentados na prática pedagógica para que possa-se repensar e buscar maneiras de se caminhar rumo a uma formação teórica mais próxima dos saberes, da ação educativa e de uma escola globalizada em constante mudança.