SARAIVA, Luiz Arthur Pereira. . Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/17126>. Acesso em: 22/11/2024 18:58
O presente trabalho aborda um conjunto de experiências didático-pedagógicas na área de educação em direitos humanos a partir de debates e discussões no ambiente escolar durante aulas de geografia na E.E.E.M.I.P. Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro. Parte-se aqui da possibilidade de que a educação em direitos humanos é rica em caminhos de mudança e transformação da ordem social vigente, bem como uma perspectiva necessária à reflexão e construção de ideias sobre o cotidiano e a vida nesse início de século. Para tanto, o foco da pesquisa se deu nas práticas de debates e livre exposição de ideias sobre o tema, com intervenções provocativas e que problematizassem o temário envolvido. Partiu-se do diálogo entre a abordagem socioconstrutivista de ensino-aprendizagem e a corrente de pensamento progressista. Os procedimentos consistiram, além da participação dos sujeitos envolvidos, no recolhimento de depoimentos, vivências a partir de entrevistas durante os encontros, debates visando a confrontação de ideias e pontos de vista, conversações informais, levantamento bibliográfico e acompanhamento da rotina escolar in loco junto aos demais membros da comunidade escolar. Dentre os objetivos pretendidos, buscou-se, enquanto objetivo geral, abordar as discussões e os debates sobre questões de sociabilidade no cotidiano a partir da educação em direitos humanos.