A contextualização de temáticas ambientais no ensino de química tem se intensificando nos últimos anos. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi desenvolver ações pedagógicas de inserção de práticas ambientais no ensino de química a partir da temática qualidade da água. Para tanto, realizou-se uma intervenção didática com a participação de 20 alunos de uma turma da 2ª série do ensino médio da Escola Estadual Severino Gregório Dantas, localizada no Distrito de Santa Luzia do Seridó, zona rural do município paraibano de Picuí. A coleta de dados ocorreu mediante aulas de campo, registros fotográficos, observações, análise dos parâmetros físico-químicos da água: pH, temperatura e oxigênio dissolvido e apresentação dos resultados obtidos para a comunidade escolar e do distrito. Os resultados obtidos demonstram a importância do desenvolvimento de ações pedagógicas de Educação Ambiental no ensino de química e de ações que promovam a interação entre a comunidade escolar e a comunidade local. Ao mesmo tempo constatou-se que a Educação Ambiental no ensino de química requer um processo longo de construção de ações coletivas, em que alunos e professores sejam sensibilizados e mobilizados para engajarem-se em projetos que sejam coletivos e de ações voltadas para a reflexão de problemas ambientais locais.