O artigo a seguir traz algumas reflexões acerca da percepção do professor sobre a relação família/escola no processo de aprendizagem da criança e nesta perspectiva tem-se como objetivo investigar a presença/ausência da família no processo de aprendizagem da criança. Tem-se ainda como objetivos específicos, dentro da percepção docente, averiguar o acompanhamento dos pais na vida escolar do educando; Elencar alguns fatores que prejudicam a participação dos pais na vida escolar de seus filhos e por fim identificar o que a escola está fazendo para melhorar a interação da família com a escola. Para realização da pesquisa utilizou-se um questionário contendo cinco perguntas, distribuído aos professores do 5º ano do Ensino Fundamental em escolas do sertão paraibano e cearense. De acordo com os dados obtidos e analisados a percepção tida pelos professores é de que a participação dos pais acompanhando os filhos é fundamental, sendo notável um melhor desenvolvimento dos que tem esse acompanhamento em sua aprendizagem. Alguns fatores observados pelos professores acerca da ausência familiar em acompanhar o filho foram de aspectos tanto sociais em reconhecer a falta de tempo por motivo de trabalho de alguns pais, falha de comunicação da escola com a família, como também pessoais, pela concepção de que, a tarefa de educar seja da escola. E por fim houve unanimidade entre os professores reconhecendo que a escola tem um papel muito significativo e deve promover melhorias que favoreçam essa interação família e escola, a bem da aprendizagem dos seus educandos.