A pesquisa teve como objetivo Analisar concepções do conceito de Membrana Plasmática dos estudantes do Ensino Fundamental e sua abordagem em Livros Didáticos de Ciências, mediante o Modelo de Reconstrução Educacional (MRE) e da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM). A Membrana Plasmática (MP) é uma estrutura celular que separa o conteúdo da célula do meio externo, sendo composta por uma bicamada lipídica e proteínas que dividem uma estrutura geral comum. Em geral, os alunos apresentam o conceito de MP numa perspectiva exigida para o seu nível de ensino, segundo recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (PCNEF) e em consonância com o livro didático, mas seria interessante impetrar ações que fomentassem seu desenvolvimento cognitivo e que no decorrer das atividades fossem percebendo a MP como um componente celular significativo e não apenas como estrutura constituinte da célula. Ao livro didático é necessário proposições de imagens mais significativas, que melhor fomentem as perspectivas do conceito ao estudante.