Pesquisas têm demonstrado que não é raro docentes apresentarem concepções de ensino ainda marcadas pelo caráter transmissivo e de memorização de informações, não se atentando para as abordagens que consideram os aspectos CTSA. Nessa direção, a pesquisa buscou traçar as concepções sobre o ensino de CTSA numa perspectiva crítica a partir da experiência com docentes. Para a concretização dos objetivos desta pesquisa foi elaborado um questionário misto utilizando a escala do tipo Likert e um questionário aberto envolvendo três participantes, professores de Química, Física e Biologia. Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem quanti-qualitativa. A pesquisa revelou que os participantes sabem do que se trata CTSA, visto que ao longo de sua formação trabalharam com conceitos que envolvem a ciência, sociedade, tecnologia e ambiente. Porém, não participam de projetos ou ações que envolvam CTSA na sua escola ou em seu município. Acreditam que é possível contribuir para o desenvolvimento de uma consciência crítica dos discentes sobre os problemas ambientais através de ações utilizando imagens, documentários, e outros recursos que possuam significado real para os/as aluno/as.