Pesquisas tem revelado que o docente deve mediar o processo de ensino aprendizagem com o uso de metodologias inovadoras, que desperte o interesse e promova a motivação do aluno em aprender,dentre estas a utilização de vídeo e filmes, vem se destacando.Assim objetivou-se com esta pesquisa avaliar a concepção dos docentes sobre o uso de filmes e/ou vídeos como recurso didático no ensino de química. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas estaduais, localizada na cidade de Areia - PB.Os dados foram coletados através de um questionário aplicado a três professores de química das escolas supracitadas.A partir dos resultados obtidos notou-se que quase 67% dos professores questionados relataram que na sua formação acadêmica cursaram alguma disciplina que abordou o uso de filmes e/ou vídeos como recurso inovador no ensino de Química, este mesmo percentual afirmam que nunca passaram por um curso de formação durante o tempo que lecionam no que se refere à utilização desta metodologia. Entretanto, todos os docentes questionados se sentem capacitados e preparados para utilização dessa ferramenta em suas aulas e revelam que pretendem ou já utilizaram este recurso. A maioria dos professores interrogados acredita que as metodologias relacionadas a vídeos e/ou filmes podem aumentar o interesse dos alunos pelos conteúdos e auxiliar no processo ensino e aprendizagem. No entanto, quando questionados sobre se os alunos são capazes de desenvolver uma leitura crítica e seletiva com essa metodologia, as respostas foram unânimes e todos disseram que apenas às vezes.