Diante das diversas dificuldades presentes no cotidiano escolar, pesquisadores da área do ensino de Biologia têm desenvolvido metodologias alternativas como forma de possibilitar aos professores um auxílio para a prática pedagógica, tornando as aulas mais instigantes e interessantes, com o intuito de estimular a aprendizagem e interesse por parte dos alunos. Tendo em vista as dificuldades de assimilação e fixação de conteúdos de artrópodes, objetivou-se com esse trabalho, analisar a contribuição da aula sobre insetos enquanto alternativa didática para o ensino de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), do município de Areia-PB. O público alvo do estudo foi constituído por alunos com deficiências variadas, apresentando faixa etária entre dez e dezesseis anos. Os alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba foram responsáveis pelas atividades. As aulas foram planejadas com antecedência para que fossem ministradas de forma que os alunos conseguissem absorver o máximo de informação possível sobre o assunto, levando em consideração as habilidades e capacidades das crianças participantes. Pode-se perceber, por meio de observações, que as atividades promoveram um aprendizado significativo para os alunos, pois possibilitou a interação e o compartilhamento de conhecimentos de diferentes assuntos propostos em sala de aula, através de abordagens práticas e lúdicas conduzindo os alunos a uma melhor forma de compreensão do conteúdo.