Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos em um estudo de caso desenvolvido e aplicado em uma escola de ensino técnico profissionalizante, que tem como finalidade dinamizar o ensino de disciplinas tidas como normativas e regulamentadora para os alunos do curso de técnico em segurança do trabalho. A motivação surgiu com a necessidade de desenvolver um método de ensino e aprendizagem que tornasse interativo, interdisciplinar e dinâmico o ensino do docente e o aprender do discente. O método de ensino utilizado foi à arte, o uso do teatro, como ferramenta inovadora para captar e difundir o conhecimento em salas de aulas, e em seguida comparar os resultados com o método tradicional de ensino que utiliza a prova como instrumento de avaliação. O estudo foi aplicado em dois semestres, aos alunos da disciplina NR18, onde foi possível obter resultados satisfatórios de aprendizagem mediante o potencial revelador da metodologia de ensino aplicada. Observou-se quê 90% dos alunos tiveram notória melhora na disciplina, em participação, assiduidade, questionamentos e busca de outras fontes de pesquisa para formular o conhecimento. A conclusão que se chega é que o teatro como método de ensino, para as disciplinas normativas torna o entendimento e o fluxo do conteúdo ministrado mais interessante aos olhos dos estudantes, o que facilita o ensino do professor.