Esta pesquisa tem como objetivo estudar os significados e representações atribuídos a profissão docente e suas contribuições para a constituição da identidade profissional dos sujeitos participantes desse estudo. Os pressupostos teóricos que embasam nossa pesquisa estão apoiados em autores como Nóvoa (1999), Perrenound (2002) e Pimenta (2002). O corpus desse estudo foi constituído de dez questionários, respondidos por alunos em processo de formação inicial em Letras com habilitação em inglês e professores graduados e atuantes em escolas regulares de âmbito público e privado. Essa pesquisa foi categorizada em eixos de discussões que contribuíram para estudar a constituição da identidade profissional dos pesquisados, a saber: 1) O professor e suas experiências motivadoras, 2) Percepções sobre o colega professor, 3) Teoria e prática em sala de aula: relação possível? 4) Desafios e expectativas na formação docente. O resultado da análise mostra o predomínio de representações associadas a fatores como insatisfação, desgaste, desvalorização, transparecendo que o profissional professor de Língua Inglesa tende a perder prestígio perante a sociedade.