SILVA, Wandson Do Nascimento et al.. . Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/15440>. Acesso em: 22/11/2024 21:05
Atualmente a educação brasileira vem sofrendo com graves problemas, variando desde as precárias infra-estruturas das instituições escolares, até mesmo, quando relacionado às formações. Nesse sentido buscam-se ferramentas que possam agregar melhorias no processo educativo. Assim a Educação a Distância surge como um instrumento de democratização da educação, de forma a ofertar uma formação inicial e continuada de qualidade aos estudantes. Para tanto, se faz necessário que exista uma participação conjunta por parte de professores/tutores e alunos, por meio de recursos didáticos que possam integrar e trabalhar de forma concisa com temas importantes na formação. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo, fazer uma reflexão sobre a utilização dos recursos didáticos e como os mesmos vem auxiliando na formação de alunos na modalidade a distância. Através de um breve levantamento bibliográfico, foi possível analisar e compreender uma importante parcela do desenvolvimento da educação à distância no Brasil, bem como os recursos didáticos vem auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. Portanto os materiais didáticos servem, antes de mais nada,como substituto a presença de um professor de forma presencial, facilitando a aprendizagem, mas, os mesmos precisam ser usados de forma correta pois muitas vezes são usados por alunos de forma ilícita,que usam plágios de documentos e se apropriam como autores de documento pertencentes a outros autores. Por isso os que frequentam aulas pela modalidade a distância tem que buscar por uma formação de qualidade, seguindo as orientações de seus professore/tutores, objetivando a busca do conhecimento de forma licita e com bom aproveitamento.