O tradicional modelo de ensino, baseado nas aulas somente teóricas, é caracterizado como um método monótono e cansativo. Aulas interativas e dinâmicas despertam a atenção dos alunos, porém exige dos professores uma postura diferencial em sala de aula. Optar pela utilização de jogos didáticos como metodologia, pode incitar um interesse diferencial do alunado, o estímulo em aprender tende a tornar-se maior quando estes têm a possibilidade de interagirem entre si. Tendo em vista que a disciplina de Biologia tem suas complexidades, o que pode dificultar ainda mais seu aprendizado, há uma maior necessidade em despertar a atenção e interesse do aluno para o conteúdo ministrado. O presente trabalho objetiva avaliar a eficácia da intervenção pedagógica com o uso de jogos didáticos como estratégia em quatro turmas do ensino básico da Escola de Ensino Fundamental João Batista Pereira da Silva, localizada no município de Arapiraca, Alagoas. Para a execução deste trabalho está sendo realizado inicialmente um levantamento a fim de avaliar o nível de entendimento dos alunos acerca da temática escolhida, os cinco reinos. A turma que escolhida como “Turma Controle”, utilizou apenas a metodologia tradicional, enquanto as outras turmas participaram do método proposto, além da aula tradicional, com o intuito de comparar a assimilação dos alunos com os dois métodos. O uso de novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem aproxima conceitos científicos ao cotidiano do estudante, transformando e dinamizando dessa forma o ambiente escolar.