Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO COCO DE RODA NA HISTÓRIA DE UM POVO – PROJETO COCO DE RODA ENCONTRO DE GERAÇÕES NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE FORTE VELHO/SANTA RITA-PB - VIVÊNCIA

Palavra-chaves: CULTURA POPULAR, VIVENCIA COMUNITÁRIA, EDUCAÇÃO, IINTERDISCIPLINARIDADE Pôster (PO) / Poster Submission Educação e Relações Etnico-Raciais
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      O projeto teve como objetivo principal sensibilizar os jovens da importância da cultura local (coco de roda) na identidade individual e histórica de um povo e como levá-los a conviver com os idosos de nossa comunidade, adquirindo conhecimento sobre suas raízes, gerando assim um encontro de gerações. O projeto Coco de Roda Encontro de Gerações foi implantado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Forte Velho - Santa Rita/Pb, no ano de 2012, visando reestabelecer, através de uma abordagem sociointeracionista e transdisciplinar, uma relação entre as crianças e adolescentes de Forte Velho com sua cultura e suas raízes, onde a cultura do coco de roda em tempos de outrora era muito forte e que na atualidade se encontra desvalorizada, quase esquecida, visto que os jovens, devido às “novidades” trazidas pela globalização, não abraçam sua cultura, não valorizam a  sua história. Para isso, contei com a colaboração de todo o corpo docente da escola supracitada. Busquei fundamentar esse projeto em autores que pesquisaram e escreveram sobre o coco de roda do país e que deram subsídios para que eu compreendesse melhor a história do coco de roda local. Por dois (02) anos convivi com o grupo de coco de roda, buscando conhecer as músicas, os instrumentos e o estilo de dança, além de observar o porquê dos jovens não estarem fazendo parte do grupo. Os resultados não foram os almejados em consequência da minha saída da escola em 2014, onde o corpo docente não deu continuidade ao projeto. Porém, enquanto estava sendo desenvolvido houve uma compreensão por parte dos alunos da importância de defender e disseminar a cultura do coco de roda, para que sua história não caia no mar do esquecimento. Faz-se necessário ensinar nas escolas a cultura local aos discentes, visto que a escola é o espaço ideal para disseminar saberes, culturas e se desmistificar conceitos preestabelecidos que desfavorecem a identidade cultural e social local.   \r\n
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      O projeto teve como objetivo principal sensibilizar os jovens da importância da cultura local (coco de roda) na identidade individual e histórica de um povo e como levá-los a conviver com os idosos de nossa comunidade, adquirindo conhecimento sobre suas raízes, gerando assim um encontro de gerações. O projeto Coco de Roda Encontro de Gerações foi implantado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Forte Velho - Santa Rita/Pb, no ano de 2012, visando reestabelecer, através de uma abordagem sociointeracionista e transdisciplinar, uma relação entre as crianças e adolescentes de Forte Velho com sua cultura e suas raízes, onde a cultura do coco de roda em tempos de outrora era muito forte e que na atualidade se encontra desvalorizada, quase esquecida, visto que os jovens, devido às “novidades” trazidas pela globalização, não abraçam sua cultura, não valorizam a  sua história. Para isso, contei com a colaboração de todo o corpo docente da escola supracitada. Busquei fundamentar esse projeto em autores que pesquisaram e escreveram sobre o coco de roda do país e que deram subsídios para que eu compreendesse melhor a história do coco de roda local. Por dois (02) anos convivi com o grupo de coco de roda, buscando conhecer as músicas, os instrumentos e o estilo de dança, além de observar o porquê dos jovens não estarem fazendo parte do grupo. Os resultados não foram os almejados em consequência da minha saída da escola em 2014, onde o corpo docente não deu continuidade ao projeto. Porém, enquanto estava sendo desenvolvido houve uma compreensão por parte dos alunos da importância de defender e disseminar a cultura do coco de roda, para que sua história não caia no mar do esquecimento. Faz-se necessário ensinar nas escolas a cultura local aos discentes, visto que a escola é o espaço ideal para disseminar saberes, culturas e se desmistificar conceitos preestabelecidos que desfavorecem a identidade cultural e social local.   \r\n
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

RESUMO O projeto teve como objetivo principal sensibilizar os jovens da importância da cultura local (coco de roda) na identidade individual e histórica de um povo e como levá-los a conviver com os idosos de nossa comunidade, adquirindo conhecimento sobre suas raízes, gerando assim um encontro de gerações. O projeto Coco de Roda Encontro de Gerações foi implantado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Forte Velho - Santa Rita/Pb, no ano de 2012, visando reestabelecer, através de uma abordagem sociointeracionista e transdisciplinar, uma relação entre as crianças e adolescentes de Forte Velho com sua cultura e suas raízes, onde a cultura do coco de roda em tempos de outrora era muito forte e que na atualidade se encontra desvalorizada, quase esquecida, visto que os jovens, devido às “novidades” trazidas pela globalização, não abraçam sua cultura, não valorizam a sua história. Para isso, contei com a colaboração de todo o corpo docente da escola supracitada. Busquei fundamentar esse projeto em autores que pesquisaram e escreveram sobre o coco de roda do país e que deram subsídios para que eu compreendesse melhor a história do coco de roda local. Por dois (02) anos convivi com o grupo de coco de roda, buscando conhecer as músicas, os instrumentos e o estilo de dança, além de observar o porquê dos jovens não estarem fazendo parte do grupo. Os resultados não foram os almejados em consequência da minha saída da escola em 2014, onde o corpo docente não deu continuidade ao projeto. Porém, enquanto estava sendo desenvolvido houve uma compreensão por parte dos alunos da importância de defender e disseminar a cultura do coco de roda, para que sua história não caia no mar do esquecimento. Faz-se necessário ensinar nas escolas a cultura local aos discentes, visto que a escola é o espaço ideal para disseminar saberes, culturas e se desmistificar conceitos preestabelecidos que desfavorecem a identidade cultural e social local. Palavras-chave: Cultura popular. Vivencia comunitária. Educação. Interdisciplinaridade

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