O ensino da matemática tem sido considerado difícil e complexo, além disso vem sendo tido como mal visto e maçante por parte dos alunos. Com o conteúdo de probabilidade não é diferente, este tema geralmente é temido por boa parte dos professores e, na maioria das vezes, é esquecido ou mal trabalhado em sala de aula, de forma que seja visto como irritante e difícil por grande parte dos alunos. Este trabalho tem como principal objetivo buscar a valorização deste conteúdo do ensino de matemática, uma vez que geralmente a matemática é tida como abstrata e sem aplicações diretas em sua maior parte e, ainda, a probabilidade vem sido esquecida por não se tratar de um experimento determinístico, mas sim de natureza aleatória. Aborda alguns aspectos do ensino de matemática em sala de aula e principalmente recorre a metodologias eficientes atualmente conhecidas como tendências matemáticas. Utiliza-se principalmente o recurso de materiais lúdicos e jogos e o método de resolução de problemas para tentar motivar e desafiar os alunos para uma busca pelo conhecimento e abrir novas opções para que os professores possam trabalhar em sala de aula de forma que possa valorizar o ensino da probabilidade.