O objetivo desse texto é refletir os resultados da pesquisa “Tecnologias Aplicadas ao Ensino” realizada em Pau dos Ferros/ RN, essa foi realizada como parte integrante da avaliação da disciplina: “Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino” do Programa de Pós-Graduação em Ensino-PPGE. Analisamos nesse estudo os dados obtidos através observação participante e da execução do plano transformativo que buscou utilizar as novas tecnologias como suporte pedagógico para ampliação do repertório de leitura e fomento de novos leitores. Nosso aporte teórico estar pautado Kenski (2003) Caetano (2012) e Moran (2001) no que concernem as novas tecnologias e sua integração com a educação e em Koch e Elias (2009), Antunes, (2003) e Villardi (1999) a respeito do ensino da leitura e formação do leitor. Baseados nessas discussões e na coleta de dados, buscamos compreender quais as contribuições que as novas tecnologias podem trazer para o ensino de Língua Portuguesa, mais especificamente para a formação do leitor. As conclusões nos remetem que a leitura literária do livro “Marcelo, marmelo, martelo” de Ruth Rocha realizada em tela se efetivou como um momento de puro prazer pelo ato de ler, uma leitura por gosto, que despertou nos educandos o desejo de realizar outras leituras utilizando o computador como suporte. Contudo, apontamos que a ação transformativa se efetivou como um momento de rica aprendizagem para os alunos e também para nós professoras e pesquisadoras, pois podemos refletir nossa prática e redimensioná-la a fim compreender as novas tecnologias como aliadas ao processo de formação de novos leitores.