O artigo analisa a trajetória de formação docente de uma bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, na UNEB, Campus XVI, em Irecê, interior da Bahia. Apresenta os objetivos do programa, a organização e as experiências da iniciação à docência narradas pela bolsista, por meio dos quais refletimos a trajetória formativa da licencianda, considerando os processos formativos constituído a partir das experiências vividas. Optou-se pela abordagem (Auto)biográfica a partir dos estudos trazidos por Nóvoa (2000), Delory-Momberg (2008, 2012), Pineau (2003), entre outros. Discutem-se as implicações do PIBID na formação inicial da bolsista, pelo desejo de ser professora nascido ainda de suas lembranças como estudante, por considerar que o conhecimento de si promoveu autoformação durante seu percurso formativo no programa. A entrevista narrativa figura, portanto, como dispositivo de pesquisa, fazendo fluir as reflexões sobre a construção da identidade docente a partir dos diferentes processos formativos que são evidenciados na história de vida da bolsista.