RESUMO
O presente artigo visa dialogar sobre o espaço da educação das relações étnico-raciais na Associação Nacional de Educação (ANPED). Sendo assim, o objetivo é investigar sobre a educação das relações étnico-raciais na ANPED (2002-2013), bem como analisar os principais temas nesse espaço acadêmico. Neste sentido, os autores utilizados para amparar teoricamente a temática em estudo são: Gomes (2010), Munanga (2010), Verrangia & Gonçalves e Silva (2010). Além do documento oficial nacional CONAE (2014). A metodologia utilizada baseia-se em dois momentos: em uma primeira etapa houve um levantamento da produção acadêmica submetida para a ANPED entre os anos de 2002 e 2013 e um segundo momento a análise dos principais temas abordados na produção acadêmica deste evento. Os eventos acadêmicos, a exemplo da ANPED devem refletir sobre as situações opressoras vivenciadas pelos negros e índios que se constituem na história. Sendo assim, esses povos precisam ter a sua história repensada a fim de que a sua contribuição seja substancial nos debates e discussões, sendo um desafio que deve ser enfrentado, dialogado, construído e reconstruído por todos os cidadãos e especialmente pelos profissionais da educação.