SILVA, Genilson José Da et al.. O empreendedorismo na educação básica pública. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/16379>. Acesso em: 22/11/2024 17:45
O presente estudo tem como objetivo compreender o empreendedorismo na educação Básica no âmbito da rede pública de ensino e no contexto educacional das escolas. A metodologia desenvolve-se numa perspectiva qualitativa fundada teoricamente no materialismo histórico dialético, entendendo este como o caminho epistemológico para compreensão das relações estabelecidas no processo de ensino e aprendizagem, na formação humana e nas suas contradições, a escolha da dialética deu-se como forma de conceber a formação sócio educativa humana como produção social, como possibilidade teórica de interpretação da realidade. as primeiras considerações a partir da análise teórica e da investigação nos documentos oficias revelam a mercantilização da educação, a qualificação dos educandos pelas competências e desempenho e a contribuição da instituição escolar na reprodução da realidade produtiva, fazendo-se necessário que esses aspectos sejam devidamente investigados e aprofundados no processo de ensino e aprendizagem e nesse sentido o modo de produção capitalista, as formas características de divisão do trabalho e a organização do ensino surgem em função do capital e são determinadas pelas relações de produção. Esse olhar sobre as propostas de uma educação empreendedora provoca algumas inquietações que nos conduzem a buscar respostas e a fazer relações com a prática educacional.