O presente trabalho é um relato de experiência da prática de ensino de literatura inglesa, aplicada em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, na cidade de Guarabira – PB, durante um módulo temático do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), e objetiva mostrar as vantagens em se trabalhar com a literatura inglesa, enquanto ferramenta propiciadora de seres pensantes e crítico-reflexivos; analisar os hábitos de leitura de literatura dos jovens da rede pública; bem como, as crenças destes acerca de temas contemporâneos de nossa sociedade. Norteados pelo que regem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o ensino de língua inglesa hoje não se resume apenas ao uso descontextualizado e repetitivo de sua gramática e/ou o uso de frases isoladas no quadro como forma de se “aprender” um novo idioma. Uma opção mais proveitosa de se estudar uma língua estrangeira se dá pela abordagem da cultura de países que possuem o idioma em questão como língua materna, e uma das formas de manifestação dessa cultura dá-se através da literatura, que além de mostrar todo um contexto histórico no qual o país se encontrava à época em que a obra trabalhada em sala foi escrita, também possibilita aos alunos refletirem sobre possíveis críticas, implícitas ou não, nas obras, além destes entrarem em contato com textos em língua estrangeira, onde verão o idioma em seu uso real, frases estas, consideradas em contextos e não mais como sentenças isoladas, além de se tornar acessível a estes alunos toda uma vastidão cultural, que muitas vezes acaba lhes sendo negada, devido à falta de contato com o gênero.